CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

TSE multa candidato Jair Bolsonaro por campanha antecipada

Ação foi protocolada pelo PT

O Liberal
fonte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou, nesta terça-feira (20), o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada. A medida foi motivada por uma ação protocolada pelo PT. As informações são da Agência Brasil.

VEJA MAIS

image Vaquinhas virtuais de pré-candidatos podem ser iniciadas no próximo domingo (15)
Pedido de votos e propaganda eleitoral antecipada não serão permitidos

image Siglas miram propaganda partidária para alavancar presidenciáveis
Mas transformar as inserções em promoção pessoal pode configurar propaganda antecipada

image Moraes pede ao TSE que investigue o ministro da Justiça por live com Bolsonaro
O objetivo é apurar se o ministro da Justiça fez propaganda eleitoral antecipada

Por maioria de votos, os ministros entenderam que o candidato realizou campanha antecipada no dia 19 de abril durante discursos proferidos nos eventos de Lançamento da Marcha para Jesus e na 45ª Assembleia Geral da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, em Cuiabá (MT). Antes dos eventos, uma motociata foi realizada na cidade. 

O plenário não referendou a decisão individual da ministra Maria Claudia Bucchianeri, relatora do caso. Em junho, a ministra entendeu que não houve pedido de votos nos discursos proferidos pelos candidatos. 

Ao julgar o caso definitivamente na sessão desta terça, a maioria dos ministros entendeu que as falas se configuram como campanha fora do período permitido. Oficialmente, a campanha foi autorizada pela Justiça Eleitoral no dia 16 de agosto. 

Votaram pela aplicação de multa os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Carlos Horbach e Alexandre de Moraes. Raul Araújo, Sérgio Banhos e a relatora ficaram vencidos. 

Durante o julgamento, o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho, representante da campanha de Bolsonaro, disse que os discursos foram proferidos no âmbito da liberdade de expressão e não houve pedidos explícitos de votos para caracterizar a propaganda antecipada. 

"Não houve, de maneira nenhuma, conteúdo eleitoral nesses dois eventos oficiais e, muito menos, pedidos de voto nos discursos rápidos que [Bolsonaro] proferiu", afirmou.

 
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA