TRT-8 empossa sua primeira desembargadora negra em sessão extraordinária

Selma Lúcia Lopes Leão assumirá o Comitê de Equidade de Gênero Racial e de Diversidade

Amanda Engelke
fonte

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição sobre o Pará e o Amapá, empossou oficialmente a sua primeira desembargadora negra nesta segunda-feira (5), em sessão extraordinária realizada no prédio sede do TRT-8, em Belém. A nova magistrada é Selma Lúcia Lopes Leão, natural do município de Barcarena. A sessão de ratificação de posse ocorreu após eleição no Quinto Constitucional e nomeação pelo presidente Lula no final do ano passado.

“É um dia de alegria, com um misto de ansiedade e nervosismo, especialmente para entender como o público irá reagir ao meu trabalho e ainda em relação à responsabilidade do desempenho que devo ter no Tribunal. Este dia representa uma luta coletiva não apenas das mulheres negras na advocacia, mas também dos trabalhadores e da sociedade em geral. Quero honrar todos aqueles que enxergam em mim uma voz representativa nos espaços de poder”, afirmou a magistrada.

VEJA MAIS

image Justiça do trabalho retoma audiências presenciais após período de recesso
A partir desta segunda-feira, 22, todas as 56 Varas do Trabalho do TRT-8 retomam suas atividades

image Advogada Selma Leão é nomeada por Lula como desembargadora no TRT8
Honrada pela nomeação, Selma afirma que irá usar sua experiência de 37 anos para contribuir nos casos da Justiça do Trabalho

Com mais de 35 anos de experiência na prática jurídica, com foco exclusivo na Justiça do Trabalho, Selma Lúcia era servidora pública do TRT-8, atuando como auxiliar judiciária. A nova desembargadora também atuou como Conselheira Seccional Suplente e como Juíza Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA). Ela assumiu a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Mário Leite Soares.

Entre as autoridades presentes na cerimônia, Eduardo Imbiriba de Castro, presidente da OAB-PA, foi uma das que fizeram questão de destacar a representatividade do momento. Tenho certeza de que ela será a voz da advocacia dentro deste tribunal. E quando digo "a voz", não me refiro a favorecer a advocacia em suas decisões, mas sim ser a representação da advocacia nos debates e nas decisões tomadas por um tribunal de tamanha envergadura e importância”, afirmou.

Desembargadora assume coordenação de Comitê de Equidade 

O desembargador Marcus Augusto Losada Maia, presidente do TRT-8, anunciou que a nova desembargadora será a coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero Racial e de Diversidade. “Estamos, muito recentemente, com a instalação deste comitê e a desembargadora Selma, assume esta função de coordenadora, o que mostra a realidade que a gente vivencia e é absolutamente compatível com os tempos e a política que o tribunal pratica hoje na questão da diversidade”, defendeu.

image Macus Losada Maia, presidente do TRT, Selma Leão, empossada, e desembargadora Zuila Dutra. (Cristino Martins / O Liberal)

O secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos do Carmo, que representou o Executivo estadual, citou que 1,7% da magistratura nacional se declara negra, e as magistradas 11%. “Há um desequilíbrio de paridade de gênero e quando levamos a camada étnico, racial, esta camada é de discriminação, de falta de participação das mulheres, especialmente das mulheres negras; ela grita. Esse é um momento muito especial para o Pará”, afirmou.

Durante a cerimônia, que contou com a presença da família de Selma Lúcia, a magistrada recebeu a medalha de Ordem ao Mérito Jus et Labor, no grau de Grã-Cruz, conferida aos magistrados do Tribunal. Compõem, atualmente, o TRT-8, 22 desembargadores. Na sessão extraordinária de ratificação de posse da nova magistrada, 14 estiveram presentes. Na ocasião, Selma Lúcia tomou assento no Tribunal acompanhada das desembargadoras Rosita Nassar e Franscisca Formigosa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA