CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF: Preso desde 2016, Cabral tem 2 votos a 1 para ser solto

Julgamento dos processos que pedem a derrubada da prisão preventiva do ex-governador ocorre na 2ª turma do Supremo Tribunal Federal

O Liberal
fonte

Preso desde 2016 pela Lava Jato, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral pode estar próximo de deixar a cadeia. O plenário virtual da 2ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga até o dia 16 de dezembro dois habeas corpus de Cabral. Nesta sexta-feira (8), o ministro André Mendonça votou pela derrubada da prisão preventiva do ex-governador, somando agora 2 votos a 1 pela liberdade dele. Como esta é a última ordem de prisão que ainda mantém o político na cadeia, o desfecho do julgamento pode colocá-lo em liberdade. As informações são do G1 Nacional.

Os advogados de Cabral questionam a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba – responsável por ações da Lava Jato – para analisar os processos contra o ex-governador, acusado de receber propina por irregularidades em um contrato de terraplanagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, da Petrobras. Além disso, a defesa sustenta que ele está preso há mais de 5 anos sem que o processo tenha chegado a uma decisão definitiva. 

VEJA MAIS

image Filho do ex-governador Sérgio Cabral deve ir para o mesmo presídio do pai; entenda
Zé Cabral passou a noite na cadeia após se entregar à PF nesta quinta-feira (24)

image Na cadeia, Sérgio Cabral passa mal e desmaia ao saber de pedido de prisão contra o filho
José Eduardo Neves Cabral, é um dos procurados da Operação Smoke Free, deflagrada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF)

image Ex-governador Sérgio Cabral volta ao presídio de segurança de Gericinó
A medida foi tomada depois de terem sido encontradas irregularidades na unidade prisional que abrigava o ex-governador

image Veja as regalias descobertas que levaram Sérgio Cabral e outros presos à prisão de segurança máxima
Após fiscalização, o ex-governador do Rio de Janeiro vai voltar ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu

Sérgio Cabral foi denunciado em 35 processos decorrentes de investigações da operação Lava-Jato, sendo 33 na Justiça Federal e dois na Justiça do Rio. Ele já foi condenado em 23 ações penais na Justiça Federal, com penas que chegam a 425 anos e 20 dias de prisão. Porém, decisões recentes do STF podem fazer com que algumas dessas condenações sejam modificadas ou anuladas.

Julgamento

Além de Mendonça, o ministro Ricardo Lewandowski votou em outubro para revogar a ordem de prisão da Justiça Federal do Paraná contra Cabral, anular as decisões tomadas e enviar o caso para análise da Justiça Federal do Rio. Já o relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin, havia votado para manter Cabral preso.

Faltam agora os votos de Gilmar Mendes e Nunes Marques.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA