CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Procuradores enviam documento a Aras cobrando providências após atos terroristas em Brasília

Os 140 integrantes do MPF pedem a adoção de providências para a "pronta apuração de crimes contra as instituições democráticas"

O Liberal

Um documento assinado por 140 integrantes do Ministério Público Federal (MPF) foi enviado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, cobrando providências após os atos terroristas promovidos por grupos radicais em Brasília, o que resultou em invasões e ataques às sedes dos Três Poderes. As informações são do G1.

Os procuradores solicitam, na representação endereçada a Aras nesta segunda-feira (9), a adoção de providências para a "pronta apuração de crimes contra as instituições democráticas" e a determinação de medidas "necessárias e suficientes" para o reestabelecimento da ordem pública.

VEJA MAIS:

image 'Ao preservar a política, preservamos o sistema jurídico. A paz só se faz com direito'
AUGUSTO ARAS, procurador-geral da República, em balanço da atuação no Ministério Público Federal (MPF). Ele sugeriu que o MP retome atribuições constitucionais e criticou forças-tarefas que criminalizam a atuação política

Aras lamentou os atos durante reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto nesta segunda, e afirmou que o Ministério Público está mobilizado para não permitir que o episódio de domingo se repita. Ele acrescentou que o órgão vai buscar a responsabilização dos culpados. "Não só na reparação dos danos, mas também nas penas restritivas de liberdade para ato tão torpe que é atacar a democracia", explicou.

Os procuradores afirmam que o objetivo dos invasores radicais era gerar um "colapso" na democracia com uma tentativa de "golpe de Estado", e que as forças de segurança não reprimiram os criminosos. No documento, os procuradores criticam a atuação da Polícia Militar (PM) do Distrito Federal (DF); o governador afastado, Ibaneis Rocha (MDB); e o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

VEJA MAIS:

image Governador do DF nomeia ex-ministro de Bolsonaro Anderson Torres para chefiar Secretaria
Ele já havia feito parte do órgão. Colunista apurou que o pedido para retornar à Pasta partiu do próprio Anderson Torres.

image AGU pede ao STF prisão em flagrante de Anderson Torres e radicais envolvidos
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), já havia determinada a exoneração de Anderson Torres neste domingo (8)

image Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha é afastado do cargo por 90 dias
A decisão foi divulgada na madrugada desta segunda-feira (09) pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes

"Além da aparente falta de disposição de alguns policiais para agir com a energia necessária e evitar a invasão e destruição das sedes dos Três Poderes republicanos, os fatos precedentes indicam possível omissão ou conivência de autoridades públicas responsáveis pela manutenção da ordem no Distrito Federal, dentre elas, seguramente, o governador local e o seu secretário de segurança pública", diz a representação.

VEJA MAIS:

image Governador do DF demite Secretário de Segurança após invasão do Congresso
A medida ocorre após uma multidão de manifestantes radicais invadir o Supremo Tribunal Federal, Congresso e Planalto no início da tarde deste domingo (08).

image ‘Manifestação é suave’, disse chefe da segurança do DF pouco antes do ataque
Delegado Fernando Oliveira informou ao governador Ibaneis Rocha que o ato acontecia 'de forma ordeira e pacífica'

Os procuradores ainda afirmam que é necessário investigar a possibilidade de as tropas policiais terem sido "orientadas a não coibir adequadamente o movimento golpista". E lembram que grupos de invasores radicais ocuparam espaços públicos por meses, especialmente em Brasília.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA