Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Presidente do TSE Edson Fachin falará sobre Eleições 2022 durante evento em Belém neste mês

Ele vai abordar os desafios da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano

O Liberal

O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participará do Seminário de Direito Eleitoral Pará 2022, que será realizado no final deste mês de junho, nos municípios de Belém e Parauapebas, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE-PA). Ele vai proferir a Conferência Magna de abertura, que terá como tema “Os desafios da Justiça Eleitoral para as eleições de 2022” e está programada para às 11h40 da manhã do dia 27 de junho, no Teatro Maria Sylvia Nunes.

VEJA MAIS

Alexandre de Moraes é eleito presidente do TSE e conduzirá eleição
Ministro assumirá cargo a partir de agosto substituindo Edson Fachin

'A urna eletrônica nasceu para propiciar eleições seguras', afirma o presidente do TSE, Edson Fachin
O ministro fez a declaração durante a abertura da sessão do plenário da Corte

'Os Poderes devem dizer que vão respeitar o resultado das urnas', defende Edson Fachin

Retornando ao formato presencial, o evento traz discussões em torno de assuntos relacionados às próximas eleições, marcadas para o dia 2 de outubro. Serão discutidos temas como “Restrições à elegibilidade no plano infraconstitucional - 12 anos da Lei da Ficha Limpa”; “Registro de Candidatura - perspectivas e desafios”; “Acessibilidade no processo eleitoral: do cadastro ao voto”; “Desinformação e vácuo de informação”; “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) aplicada à propaganda eleitoral”; “Ilícitos eleitorais”; “Criação de Zonas Eleitorais criminais especializadas para julgar crimes comuns conexos a crimes eleitorais”, entre outros. 

Além de Edson Fachin, outros convidados do Tribunal Superior vão participar dos debates, entre eles a ministra Maria Cláudia Bucchianeri, que vai proferir a Conferência Magna em Parauapebas, no dia 30, com o tema “Violência Política Contra às Mulheres''.

O evento também contará com a presença de Flávia da Costa Viana (Juíza Auxiliar da Presidência do TSE); Roberta Maia Gresta (Assessora Jurídica do TSE); Fábio Francisco Esteves (Juiz e Membro da Comissão de Combate ao Racismo do TSE) e Samara Santos Pataxó (responsável pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade do TSE), além de convidados da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), como Talita Magalhães (advogada); Diogo Rais (jurista e professor)e Maria Benigno (advogada, especialista em Direito Eleitoral e professora de Direito Eleitoral na Universidade Federal do Amazonas - UFAM) e do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), Ana Carolina Cléve (presidente do Instituto).

Sobre o fato dessa edição ocorrer em dois locais, na capital e em Parauapebas, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE do Pará, Elaine Santana, explica que “o evento buscou empreender a interiorização e o compartilhamento do conhecimento, descentralizando a programação. Parauapebas foi escolhida diante da estrutura oferecida e a facilidade logística aeroviária”, justifica.

Nos dias 27 e 28 de junho, a programação será no Teatro Maria Sylvia Nunes, enquanto nos dias 30 de junho e 1º de julho será no Centro Cultural de Parauapebas.

De acordo com o TRE, o público-alvo do evento, bem como dos painéis e das oficinas, é composto por servidoras, servidores, magistradas e magistrados da Justiça Eleitoral, juristas, estudantes, pré-candidatas e pré-candidatos, representantes e integrantes de partidos políticos e o público em geral.

Política
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA