Preparativos para as Eleições de 2026 no Pará já estão em andamento com foco em segurança e inclusão

Tribunal adota medidas inovadoras para otimizar processo eleitoral e garantir acesso a todos os eleitores.

Jéssica Nascimento
fonte

Em entrevista ao Grupo Liberal, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), José Maria do Rosário, afirmou que o órgão já está se preparando para as Eleições Gerais de 2026, com ações estratégicas para garantir uma votação organizada e inclusiva. Com seis cargos em disputa e um eleitorado superior a seis milhões de pessoas, o TRE aposta em programas como Agiliza e Retoma Bio para minimizar filas e ampliar o acesso ao processo eleitoral, especialmente em regiões de difícil acesso.

“A eleição de 2026 será a maior já realizada no Pará. Com a eleição de seis cargos, temos um tempo médio de votação maior e um eleitorado superior a seis milhões de pessoas”, explicou. 

Uma das principais ações é o programa Agiliza, que visa a reduzir a superlotação das seções eleitorais e diminuir o tempo de espera nas urnas. 

“Estamos mapeando os locais de votação, identificando seções com mais de 370 eleitores e realocando os votantes para seções menos saturadas, sempre com o consentimento do eleitor”, afirmou o desembargador.

VEJA MAIS

image Fórum VerDemocracia em Belém debaterá desafios climáticos e tecnológicos nas eleições de 2026
Em um cenário de crises climáticas e transformações tecnológicas, evento do Tribunal Regional Eleitoral do Pará buscará soluções para garantir a realização das eleições em um estado de dimensões continentais como o Pará.

image Presidente do TRE-PA anuncia que biometria alcançará 98% de eleitores do Pará até 2026
Atualmente, o TRE do Pará tem 5.697.337 pessoas cadastradas de um total de 6.082.055 aptas a votar

Inclusão e logística para eleitores em regiões remotas

Além da otimização do tempo de votação, o TRE-PA também está focado na inclusão de eleitores em locais de difícil acesso. O projeto Retoma Bio – A Democracia em Movimento, por exemplo, leva atendimento itinerante para cadastrar a biometria de eleitores que ainda não têm o registro. 

“Esse projeto é essencial para garantir que todos os eleitores possam participar do pleito, especialmente aqueles que se alistaram durante a pandemia e não conseguiram fazer o cadastro biométrico”, disse José Maria do Rosário.

Para garantir a logística do pleito, o Tribunal já está realizando treinamentos exaustivos nas urnas e organizando rotas aéreas, fluviais e terrestres para alcançar as regiões mais distantes. 

“Em locais como Oriximiná e Jacareacanga, serão usadas mais de duas mil embarcações e veículos para transportar tanto materiais quanto pessoal para garantir o bom funcionamento da eleição”, concluiu o presidente.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA