CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PF prende Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro; operação mira Valdemar, Braga Netto e Heleno

Ao todo, 33 mandados estão sendo cumpridos pela Polícia Federal

O Liberal
fonte

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis, que apura suposta organização criminosa que, segundo o órgão, "atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder". Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão entre os investigados, incluindo os ex-assessores Coronel Marcelo Câmara e Filipe Martins, que foram presos. 

VEJA MAIS

image Lula demite Alessandro Moretti após escândalo de espionagem na Abin
A substituição ocorre após uma nova fase da operação da Polícia Federal que investiga a suposta vigilância ilegal pela Abin, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

image PF faz buscas na casa de Carlos Bolsonaro em operação para apurar ações da ABIN
Busca e apreensão foi autorizada na residência do vereador e também na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Segundo a PF, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.

Entre os alvos dos investigadores estão também Braga Netto, que foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro nas eleições 2022, general Augusto Heleno, que era ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na gestão do ex-presidente, e o presidente do PL Valdemar Costa Neto. 

image Operação da PF mira suposta espionagem ilegal na Abin; Ramagem é um dos alvos
Como parte da operação Vigilância Aproximada, sete policiais federais tiveram suas funções no órgão suspensas

image Senadores da oposição criticam atuação de Alexandre de Moraes na ‘Operação Lesa Pátria’
Nota pública conjunta foi divulgada após operação de buscas da Polícia Federal (PF) contra Carlos Jordy (PL), líder da oposição na Câmara dos Deputados, realizada nesta quinta-feira (18)

As medidas judiciais, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridas nos seguintes estados:

  • Amazonas,
  • Rio de Janeiro,
  • São Paulo,
  • Minas Gerais,
  • Mato Grosso do Sul,
  • Ceará,
  • Espírito Santo,
  • Paraná,
  • Goiás e
  • Distrito Federal.

O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados, em apoio à Polícia Federal.

"Nesta fase, as apurações apontam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas Eleições Presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito, de modo a viabilizar e legitimar uma intervenção militar, em dinâmica de milícia digital", informou a Polícia Federal, acrescentando que o primeiro eixo de atuação do grupo "consistiu na construção e propagação da versão de fraude nas Eleições de 2022, por meio da disseminação falaciosa de vulnerabilidades do sistema eletrônico de votação, discurso reiterado pelos investigados desde 2019 e que persistiu mesmo após os resultados do segundo turno do pleito em 2022".

image PF cumpre 10 mandados na 24ª fase da operação Lesa Pátria; deputado Carlos Jordy é um dos alvos
Agentes da PF fazem buscas no gabinete do parlamentar na Câmara dos Deputados

image Carlos Jordy chama operação da PF de 'medida autoritária' e diz que Moraes 'se acha dono do Brasil'
Deputado federal foi alvo de busca e apreensão da PF por determinação no ministro do STF, no âmbito da operação Lesa Pátria: 'estamos vivendo uma ditadura', disse o parlamentar

O segundo eixo de atuação, ainda de acordo com a PF, "consistiu na prática de atos para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito, através de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais no ambiente politicamente sensível".

Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA