CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministra e assessor especial dos EUA anunciam GT para assuntos climáticos 

Kerry: ‘vocês verão uma renovação do compromisso para com este tesouro extraordinário que pertence a todos’, disse referindo-se à Amazônia 

Valéria Nascimento
fonte

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conversou com a imprensa, ao lado do assessor especial dos Estados Unidos para assuntos climáticos, John Kerry, na tarde desta terça-feira (28), em Brasília (DF).

Após o encontro entre os presidentes Lula e Biden, em 10 deste mês de fevereiro, em Washington, o enviado especial dos Estado Unidos, veio ao Brasil, esta semana, e foi recebido pelo governo brasileiro.

A ministra afirmou que os dois presidentes trataram de temas relevantes na área de clima, citando a proteção das florestas, a transição para um novo modelo de desenvolvimento, com destaque para o desafio das mudanças climáticas.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conversou com a imprensa, juntamernte com o assessor especial dos Estados Unidos para Assuntos Climáticos, John Kerry, na tarde desta terça-feira (28), em Brasília (DF). Após o encontro entre os presidentes Lula e Biden, ocorrido no dia 10 deste mês, em Washington, o enviado especial dos EUA veio ao Brasil, esta semana, e foi recebido pelo governo brasileiro.

VEJA MAIS

image 'Já são uma realidade no Brasil', afirma Marina Silva sobre eventos climáticos extremos no país
A Ministra do Meio Ambiente sobrevoou áreas atingidas pelas chuvas em São Sebastião

image Garimpo ilegal cresceu até 970% em terras indígenas do Pará
A atividade tem se intensificado em territórios protegidos, o que acende alerta de pesquisadores e entidades que defendem o meio ambiente e os povos originários

image Em Londres, Helder se reúne com ministra do Meio Ambiente do Reino Unido, Thérèse Coffey
Ainda nesta sexta-feira, ele terá uma agenda com Rei Charles

A ministra afirmou que os dois presidentes trataram de temas relevantes na área de clima, citando a proteção das florestas, a transição para um novo modelo de desenvolvimento, com destaque para o desafio das mudanças climáticas.

Mesmo com o comprometimento declarado por John Kerry com o Fundo Amazônia, ele e a ministra brasileira não falaram em valores durante a coletiva de imprensa. O Fundo foi criado para captar investimentos em ações de combate ao desmatamento.

Combate às consequências das mudanças climáticas

“O grande desafio é como combater as consequências, os efeitos negativos dessa mudança do clima sem que se crie prejuízos em termos de ganhos econômicos e sociais para a melhoria da vida das pessoas. Com base nessa discussão, o enviado especial dos Estados Unidos, teve uma agenda intensa no Brasil, entre ministérios”, afirmou Marina Silva.

A ministra disse que as reuniões dos últimos dias com o representante dos EUA partiram do ponto, já estabelecido desde o ano de 2015, quando se pensou a criação de um Grupo de Trabalho de alto nível para a abordagem das prioridades dos governos Lula e Biden, nas áreas de clima, bioeconomia, transição energética, proteção das florestas e cuidado com os povos originários.

"Esta é uma decisão que tomamos e, dentro da atualização deste acordo, nós teremos uma agenda de trabalho até abril, quando ocorrerá o encontro do G-20, em que estes temas estarão configurados entre os países que estão comprometidos com esta transição para um mundo mais sustentável, fraterno e de paz”, afirmou Marina Silva.

Esforços conjuntos

Marina Silva agradeceu o empenho do governo norte-americano em dar sequência à agenda ambiental. E enfatizou a importância da cooperação dos Estados Unidos com o Fundo Amazônia, que também já conta com a colaboração de países como Noruega e Alemanha.

John Kerry se referiu à Marina Silva como uma grande liderança mundial na área do meio ambiente, "de boa reputação e respeito" junto à comunidade ambiental, e também destacou a importância da Amazônia para o equilíbrio do meio ambiente no planeta.

"Não podemos manter a meta de 1,5 graus sem a proteção da região amazônica. É claro que o presidente Lula e seu governo entendem melhor os desafios que enfrentam os povos indígenas, assim como os da proteção contra atividades ilícitas, e está  comprometido em atender as necessidades críticas, se pudermos chamar assim, desta floresta e do planeta. Esta floresta é essencial para a capacidade do mundo de atingir os alvos que foram estabelecidos nos últimos anos. O presidente Biden está profundamente envolvido com esta questão”, enfatizou o assessor especial.

Kerry disse que a intenção é o trabalho conjunto entre Brasil e Estados Unidos, com a mobilização de outros países. E reafirmou o compromisso dos EUA de trabalharem com o Fundo Amazônia e outras entidades em áreas de desenvolvimento e pesquisa “para novas possibilidades e novos produtos”, sem entrar em detalhes sobre o que seriam essas "novas possibilidades".

“Estou muito entusiasmado de voltar para uma visita à Amazônia, inclusive a ministra disse que irá comigo." Ele também reconheceu que a série de reuniões que teve no Brasil, nos últimos dias, foram construtivas. “Eu acho que vocês em breve verão um novo nível de atividades, uma renovação, se é que podemos chamar assim o compromisso para com este tesouro tão extraordinário que pertence a todos.’’

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA