Melgaço: veja quais vereadores foram eleitos na eleição suplementar
Pleito no Marajó foi determinado após Justiça Eleitoral cassar legislatura por fraude em cota de gênero
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou, neste domingo (17/5), a eleição suplementar para a Câmara Municipal de Melgaço, no Marajó. Segundo o TRE-PA, o resultado final foi divulgado às 18h, com 100% das urnas apuradas, sendo uma das apurações mais rápidas já observadas no município.
O pleito foi marcado pelo domínio absoluto do MDB, que conquistou 10 das 11 cadeiras em disputa. A vaga restante no legislativo ficou com o partido Progressistas (PP). O candidato Getulinho (MDB) recebeu 2.224 votos e despontou como o mais votado do município. A apuração registrou 15.142 votos válidos, com a participação expressiva do eleitorado local. Do total, os votos brancos somaram 38 (0,25%) e os nulos contabilizaram 255 (1,65%), sem ocorrências de votos anulados ou sob judice.
Melgaço possui população estimada em 27.876 habitantes. Ao todo, 19.156 eleitores estavam aptos a votar. Foram contabilizados 15.435 votos, com 3.721 abstenções, o que representa 19,42% do eleitorado. Na disputa, 25 candidatos concorrem às cadeiras da Câmara Municipal, que é composta por 11 vagas. Ao final da apuração, foram eleitos 11 vereadores, sendo 3 mulheres. Há 35 anos, uma mulher não era eleita no município.
A nova votação em Melgaço ocorreu após a Justiça Eleitoral anular por completo o resultado do pleito regular de 2024. A cassação de toda a composição anterior da Câmara Municipal foi motivada pelo reconhecimento de fraudes à cota de gênero. A legislação exige preenchimento mínimo de 30% de candidaturas de cada sexo para garantir a participação de mulheres. Com a comprovação das irregularidades partidárias, cerca de 80% dos votos válidos de 2024 foram anulados, o que obrigou o TRE-PA a organizar a nova disputa.
Além de redefinir o legislativo do município marajoara, o pleito funcionou como campo de testes tecnológicos para a Justiça Eleitoral. Conforme informou o TRE-PA, a corte implementou um novo modelo de transmissão de dados na localidade. O sistema transformou todos os locais de votação em pontos diretos de envio dos resultados, estrutura que garantiu agilidade e segurança na apuração dos votos.
VEJA MAIS
Veja como ficou a composição da Câmara Municipal
Dos 11 vereadores eleitos, nove conquistaram as vagas por Quociente Partidário (QP) — quando a legenda atinge a votação necessária para garantir a cadeira de forma direta. Outros dois parlamentares conseguiram o cargo por meio da distribuição das sobras eleitorais, calculada por média. Os partidos de esquerda que integraram a disputa, como o PT e o PCdoB, não alcançaram o quociente exigido e terminaram o pleito sem representantes na nova legislatura de Melgaço. O candidato Hermogenes (PCdoB) foi o mais votado do bloco, com 189 votos, mas não obteve a vaga.
Durante o pleito, houve apenas uma substituição de urna, realizada de forma rápida e sem prejuízo à votação, iniciada às 8h em todos os locais.
Ao todo, o município conta com 17 locais de votação, distribuídos em diferentes localidades, com 65 seções eleitorais. A apuração contou com a transmissão direta dos boletins de urna de todos os locais, por meio de tecnologia via satélite de baixa órbita, garantindo mais agilidade e segurança ao processo.
A diplomação dos eleitos está marcada para o dia 10 de junho, na Câmara Municipal de Melgaço. Ainda não foi definida a data da posse.
Confira a lista dos vereadores eleitos em Melgaço
- Getulinho (MDB) – 2.224 votos (Eleito por QP)
- Clei Guimarães (MDB) – 1.804 votos (Eleito por QP)
- Elias Sarraf (MDB) – 1.243 votos (Eleito por QP)
- Josy Viegas (MDB) – 1.117 votos (Eleito por QP)
- Alessandro Leão (MDB) – 1.085 votos (Eleito por QP)
- Professora Leda Andrade (MDB) – 943 votos (Eleita por QP)
- Deibson Viegas (MDB) – 940 votos (Eleito por QP)
- Wanderson Pinheiro (MDB) – 919 votos (Eleito por QP)
- Aldrin Souza (MDB) – 908 votos (Eleito por QP)
- Professora Cilene Almeida (MDB) – 837 votos (Eleita por média)
- João Corinthiano (PP) – 504 votos (Eleito por média)
Veja a lista de suplentes do pleito municipal
- Nilson Rocha (MDB) – 806 votos
- Marluth Fialho (MDB) – 528 votos
- Thiago Viegas (PP) – 490 votos
- Eleitice Silva (PP) – 110 votos
- Evelin Castor (PP) – 81 votos
- Michele Gonçalves (PP) – 53 votos
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA