CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula faz reuniões bilaterais em Paris e aborda questões globais

presidente do Brasil também se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Paris desde a última terça-feira (20), cumprindo uma série de compromissos na Europa. Nesta quinta-feira (22), ele se encontrou com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em sua primeira reunião bilateral após sua chegada à capital francesa.

Durante o encontro, Lula e Ramaphosa discutiram a cúpula do Brics, que está sendo realizada em Johanesburgo, na África do Sul, entre os dias 22 e 24 de agosto. Ambos os líderes também abordaram possíveis soluções pacíficas para o conflito entre Rússia e Ucrânia.

image Lula e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa (Ricardo Stuckert/PR)

O presidente sul-africano compartilhou sua participação em uma comitiva de representantes de países africanos que visitaram Kiev para se reunir com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e também estiveram em Moscou para conversar com o presidente russo, Vladimir Putin.

Ramaphosa defendeu o fim da guerra

Durante o encontro em Moscou, Ramaphosa defendeu o fim da guerra, destacando as consequências do conflito nos países africanos e em outras partes do mundo, como a dificuldade de importação de grãos da Ucrânia e fertilizantes da Rússia, que comprometem a segurança alimentar em diversas regiões da África.

As declarações, no entanto, não foram bem recebidas por Putin, que apresentou argumentos contra as propostas dos líderes africanos, responsabilizando a Ucrânia e os países do Ocidente pelo aumento dos preços globais dos alimentos.

Além do encontro com Ramaphosa, Lula também se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e com a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff. Com Díaz-Canel, foram discutidas oportunidades para aumentar a cooperação entre Brasil e Cuba, além de assuntos relacionados à conjuntura mundial.

Lula ainda tem encontros marcados com o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry

Lula ainda tem encontros marcados com o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, e com o presidente da COP-28 nos Emirados Árabes, Sultan al Jaber. À noite, o presidente fará o discurso de encerramento do evento "Power Our Planet", a convite da banda Coldplay, que será realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, contando com a presença de líderes de outros países e autoridades locais.

VEJA MAIS

image Lula chega à França; cúpula econômica e agendas com Macron estão previstas
O primeiro compromisso do mandatário em território francês é um almoço com a ex-presidente Dilma Rousseff

image Presidente Lula e Papa Francisco se reúnem no Vaticano; entenda o motivo do encontro
Antes do encontro, Lula reafirmou que convidaria o líder católico para o Círio de Nazaré, em Belém

O último compromisso do dia será um jantar oferecido pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Lula está em Paris para participar da Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, organizada pelo presidente francês. No dia seguinte (23), Lula terá um encontro bilateral com Macron.

A cúpula reunirá mais de 300 entidades públicas, privadas e não governamentais, incluindo mais de 100 chefes de Estado. Durante o evento, Lula defenderá a ideia de que o combate às mudanças climáticas precisa ser acompanhado por ações de combate à pobreza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA