Haddad: 'Lula sempre defendeu que Brasil seja multilateral'

Estadão Conteúdo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o presidente Lula "sempre defendeu" que o Brasil seja multilateral e nunca defendeu que o Brasil "se acoplasse" a um bloco.

"Nós não podemos ser quintal de ninguém. Então, nós temos que ter o acordo com a União Europeia-Mercosul, nós temos que ter boa posição na Ásia, porque é onde o mundo está crescendo", afirmou o ministro ao apresentador Datena na Rede TV!. Ele destacou que Índia e China são os países que mais crescem no mundo.

"Mas nós nunca descuidamos da nossa relação com os Estados Unidos", prosseguiu. "O presidente (Lula) entende que, pelas dimensões, pela importância geopolítica, pela sua diplomacia historicamente muito salutar, muito moderada, o Brasil não pode ser satélite, o Brasil tem que ter uma relação aberta."

Haddad disse acreditar que o objetivo estratégico dos EUA é manter o Brasil como fornecedor de commodities. E sustentou que o projeto de desenvolvimento e de reindustrialização do País "obviamente está no radar" do atual governo.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA