CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Gilmar Mendes defende vínculo político de Bolsonaro com ataques às instituições no 8 de Janeiro

Ministro do STF afirma que ataques ocorreram devido à 'intimidação' direcionada à Justiça durante as eleições

O Liberal
fonte

Às vésperas de completar um ano desde os ataques protagonizados por apoiadores de Jair Bolsonaro às sedes dos Três Poderes em Brasília (8 de janeiro), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enfatiza a responsabilidade política do ex-presidente nesses eventos.

Em entrevista à AFP em seu gabinete no STF, Mendes afirmou que “a responsabilidade política [de Bolsonaro] é inequívoca”, enquanto, ao mesmo tempo, pondera sobre a responsabilidade jurídica do líder da extrema direita, que ainda está em julgamento.

VEJA MAIS

image Helder Barbalho participará em Brasília da cerimônia que marca 1º ano dos ataques de 8 de janeiro
Proposto pelo presidente Lula, evento deve contar com a presença dos presidentes do Executivo, Legislativo e Judiciário, governadores, parlamentares, representantes da sociedade civil e ministros

image Parlamentares pedem que Moraes apresente provas sobre suposto plano para enforcá-lo
Opositores argumentaram que as declarações precisam ser esclarecidas pelos inquéritos em andamento

Investigado no STF como possível instigador e autor intelectual dos ataques, Bolsonaro, inelegível até 2030, nega qualquer envolvimento. Contudo, Gilmar Mendes alega que o governo Bolsonaro  “incentivava algum tipo de anarquia, especialmente no que diz respeito às forças policiais”.

O ministro, ocupante de uma cadeira no plenário do STF desde 2002, destaca as "falhas de avaliação" que ocorreram durante os tumultos em Brasília, ressaltando que o sistema de inteligência estava ocupado por pessoas do governo anterior, contribuindo para a falta de prevenção das invasões.

image Golpistas planejavam prender e enforcar Alexandre de Moraes, afirma ministro
Moraes relatou manifestantes tinham três planos para ele, caso tomassem o poder

Os ataques, considerados por muitos como o maior desafio à democracia brasileira desde a ditadura militar, estão relacionados à "intimidação" sofrida pela Justiça durante as eleições, conforme alega Mendes. Bolsonaro, ao questionar a transparência das urnas eletrônicas, buscou um pretexto no caso de um resultado desfavorável, afirma o ministro.

O STF, alvo de críticas por parte de Bolsonaro devido a investigações contra ele, continua enfrentando uma imagem negativa entre os apoiadores do ex-presidente. A reprovação chega a 65%, segundo o Datafolha. A sede do STF foi o prédio mais vandalizado pelos invasores em 8 de janeiro.

Das 2.170 pessoas detidas pelos atos, 30 foram condenadas, e 66 permanecem presas por crimes como golpe de Estado.

image Mais de 2 mil PMs estarão no patrulhamento em Brasília para o dia 8 de janeiro
Além desse efetivo, esquema de segurança contará com a atuação de 250 agentes da Força Nacional, mesmo sem ameaça específica

Gilmar Mendes destaca que o sistema político está mais alerta para evitar eventos violentos, mas enfatiza a necessidade de reformas, especialmente no papel das forças armadas e na politização ocorrida durante a gestão Bolsonaro, com a ocupação de cargos civis por militares.

Ao longo de sua campanha, o então presidente Bolsonaro questionou sem provas a confiabilidade das urnas eletrônicas, uma atitude que lhe rendeu, em junho do ano passado sua inelegibilidad, em virtude de uma reunião com embaixadores de vários países.

image Alexandre de Moraes solta investigados por atos do dia 8 de janeiro; veja quantos permanecem detidos
Decisão do ministro do STF se dá por cuidados médicos, mas com uso de tornozeleira eletrônica

“Eles sabiam e tinham informações suficientes de que o sistema é imune a fraude, não obstante, nós sofremos toda a coação que sofremos durante a presidência do ministro [Edson] Fachin à frente do TSE por conta do ministro da Defesa Paulo Sérgio, que toda manhã escrevia uma carta sugerindo algum tipo de medida”, afirmou o ministro, um dos poucos do Supremo que manteve diálogo com Bolsonaro durante seu mandato.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA