CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Meninas Yanomami eram embriagadas por garimpeiros antes de estupro, diz relatório

Governo investiga denúncia de que invasões engravidaram 30 adolescentes da nação indígena

O Liberal
fonte

A denúncia de gravidez de 30 meninas Yanomami por parte de garimpeiros ilegais na Terra Yanomami está sendo investigada pelo governo federal. O Ministério Público Federal (MPFtambém fará uma investigação sobre o assunto, conforme informado pelo Ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. Informações aponta que as vítimas eram "embriagadas de cachaça". As informações são do G1 Roraima.

"Estamos fazendo um relatório de violação de direitos humanos nesse contexto, e a Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, ao colher as informações, chegou a informação de que haveria ao menos 30 adolescentes grávidas dos garimpeiros", disse o ministro Silvio Almeida, em entrevista à GloboNews.

“Cenário de insegurança” no território

O Ministério de Direitos Humanos e Cidadania reportou o ocorrido durante uma das visitas da equipe ao estado para investigar possíveis violações aos direitos dos indígenas. Na capital, os secretários se reuniram com lideranças locais e, após ouvir relatos, afirmaram que os indígenas enfrentam um "cenário de insegurança" no território.

Agora, com a denúncia de que 30 meninas Yanomami engravidaram de garimpeiros ilegais, o ministério irá ouvir as pessoas envolvidas. Já foram citados relatos de estupro de mulheres e meninas Yanomami por garimpeiros, de acordo com relatórios de lideranças sobre invasores na reserva.

VEJA MAIS

image Retirada de garimpeiros ilegais da Terra Yanomami é prioridade, afirma nova presidente da Funai
Nas últimas semanas foram divulgadas a atual situação de crise ambiental e humanitária vivida pela etnia

image Garimpeiros engravidaram pelo menos 30 meninas Yanomami, diz secretário
É relatada a existência de seis crianças acolhidas irregularmente por famílias não Yanomami

image Funai e Sesai bloqueiam novas autorizações para acesso à Terra Indígena Yanomami
E as autorizações já emitidas devem passar por reavaliação

O material "Yanomami Sob Ataque", elaborado em abril do ano passado, inclui dezenas de depoimentos de mães que descrevem o medo de serem vítimas da violência sexual cometida por garimpeiros. Ele revela que os invasores abusavam sexualmente das meninas e mulheres Yanomami como contrapartida por alimentos.

Cachaça e estupros

"Os garimpeiros têm sempre uma louca vontade de transar. Quando as pessoas disseram que eles se aproximavam, eu fiquei com medo. Por isso, desde que ouço falar dos garimpeiros, eu vivo com angústia", citava um dos relatos.

O relatório também citava que indígenas eram embriagadas antes de serem estupradas pelos invasores. "Os garimpeiros estupraram muito essas moças, embriagadas de cachaça", afirmava outro depoimento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA