Fux discorda de Moraes após 7 minutos de voto

Ministros do STF sinalizam discordância durante a ação penal

O Liberal
fonte

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux interrompeu a fala inicial de Alexandre de Moraes durante o julgamento do chamado núcleo 1. A sessão ocorreu nesta terça-feira (9), na Primeira Turma da Corte.

Moraes comentava os questionamentos apresentados pelas defesas dos réus quando Fux pediu a palavra ao presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin. Ele afirmou que voltaria a tratar das preliminares antes de apresentar seu voto.

Possíveis divergências no foro de julgamento

“Desde o recebimento da denúncia, por uma questão de coerência, sempre ressalvei e fiquei vencido nessas posições. Por sorte que vou voltar a essa, muito embora, assim como Vossa Excelência, votando direto”, declarou Fux.

A manifestação faz referência ao entendimento já expresso pelo ministro de que o julgamento deveria ocorrer no Plenário do STF, e não apenas na Primeira Turma.

VEJA MAIS

image Semana decisiva de Bolsonaro no STF: o que esperar sobre o julgamento da trama golpista
Ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começam a votar nesta terça-feira (9); julgamento pode levar à condenação ou absolvição de Bolsonaro e outros sete réus.

image Apoiadores de Bolsonaro no Pará impulsionam tag #BolsonaroFree ao se manifestar durante julgamento
Ex-presidente e outros sete réus são julgados por suposta tentativa de golpe de estado

 

Em seguida, Alexandre de Moraes destacou que várias das preliminares apresentadas pelas defesas já haviam sido rejeitadas por unanimidade quando a denúncia foi recebida, inclusive com voto de Luiz Fux. A única exceção foi a questão da competência da Primeira Turma.

É justamente nesse ponto que Fux deve manter sua divergência. Para o ministro, a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado deveria ser analisada pelo Plenário do STF, com quórum completo, e não pela Turma, que reúne apenas parte da Corte.

Fux é o terceiro a votar. Antes dele, se pronunciam Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Depois, falam a ministra Cármen Lúcia e o presidente do colegiado, Cristiano Zanin.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA