Ex-assessor de Janones denuncia cobrança de ingresso em eventos pagos com dinheiro público de emenda

Segundo Fabrício Oliveira, um grupo privado ligado ao deputado teria lucrado com a venda de ingressos e bebidas em eventos organizados pela Prefeitura

O Liberal
fonte

O ex-assessor do deputado federal André Janones (Avante-MG), Fabrício Ferreira de Oliveira, denunciou o envolvimento do parlamentar em um esquema de shows milionários promovidos com dinheiro público e sem licitação. Segundo Oliveira, que forneceu informações à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria Geral da República (PGR) sobre as "rachadinhas" que teriam sido praticadas por Janones, os eventos eram realizados em Ituiutaba (MG). As informações são do portal Metrópoles.

VEJA MAIS

image 'Rachadinha': Ministro Fux acata pedido da PGR e abre inquérito para investigar Janones
Áudio revelado na semana passada mostra deputado federal pedindo parte dos salários dos assessores de seu gabinete

image Áudio contradiz versão de Janones e indica que ele já tinha mandato durante suposta 'rachadinha'
Na gravação, o deputado federal cita a sessão plenária da Câmara dos Deputados e a apresentação de projetos de lei

image Gleisi Hoffmann se diz 'solidária' ao deputado Janones em relação a acusações de rachadinha
Presidente do PT afirma que 'extrema-direita não perdoa Janones por sua atuação política'

A cidade é reduto eleitoral do deputado e a prefeita é Leandra Guedes (Avante), ex-assessora de Janones. Segundo o Metrópoles, ela também estaria envolvida no esquema de devolução de salários. Em 4 de dezembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux abriu inquérito para investigar o caso. Janones nega e diz que propôs, na realidade, uma "vaquinha" para ajudar no custeio de dívidas pessoais.

Em relação às novas denúncias, Fabrício diz que a Prefeitura contratou atrações musicais por valores milionários. Segundo ele, há “fortes indícios de desvio de erário público”, uma vez que o montante para custear os eventos era obtido por meio das chamadas “emendas PIX”, emendas individuais impositivas por meio de transferências especiais. Esses recursos seriam destinados à cidade por Janones.

Lucro

Oliveira ainda detalhou que um grupo privado ligado ao deputado e que teria vínculo familiar com o congressista teria lucrado com a venda de ingressos e bebidas em eventos organizados pela Prefeitura. Entre os nomes contratados para os eventos estariam Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Alok, Zezé Di Camargo & Luciano e Simone.

O ex-assessor afirma que a venda de ingressos também fazia parte do esquema e que o acesso à metade do espaço destinado ao evento era gratuito. Na outra metade, bilhetes de entrada eram vendidos “como se fosse um camarote”. Por se tratar de eventos pagos com verba pública, a cobrança por ingressos é proibida. Tanto a prefeita como o deputado negaram qualquer irregularidade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA