CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Enquete no Portal mostra aprovação de motoristas pela CNH digital

Maioria dos internautas gostou da novidade

Redação Integrada ORM
fonte

A redação integrada do Portal ORM e jornal O LIBERAL realizou uma enquete no último 3 para saber se as pessoas conhecem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. Essa é uma novidade do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA). A enquete mostrou que 51% dos internautas não conhecem essa novidade. A pesquisa apresentou ainda que 49% conhecem e acham a versão digital prática e útil. A enquete alcançou cerca de 3 mil pessoas nas redes sociais. O Detran afirma que o evento de apresentação deve ser realizado ainda este mês, sem data confirmada.

Igor Reis, taxista, acredita que os documentos de trânsito digitais serão úteis para a fiscalização. "Eu acho que essa ferramenta vai trazer mais benefícios do que prejuízos principalmente para a sociedade. As fraudes também serão evitadas, desde o momento de retirada dos documentos até o não uso durante a condução. Eu acredito que depois que entrar em vigor vai melhorar bastante", opina. De acordo com o taxista, a novidade também vai ajudar o fluxo do trânsito e das leis. "Li alguns trechos sobre o funcionamento na internet e achei interessante. A utilização tornará mais rápido até o trabalho. Acredito que em blitz de trânsito, os profissionais responsáveis vão verificar com agilidade e detectar de forma precisa se as pessoas têm habilitação ou não, condições para dirigir ou se estão irregulares", opina. 

O aposentado Hugo Maia destaca que falta divulgação. "Falta muita divulgação do órgão sobre essa ferramenta. Poucas pessoas tem conhecimento. Eu já tinha escutado sobre porque acompanho os jornais. Quando for lançado eu vou aderir. Acredito que dará mais segurança para todos nós, mas as pessoas precisam saber e entender sobre o funcionamento", opina. Para Hugo, além de segura, a carteira digital é uma tendência tecnológica. "A novidade será positiva. O futuro é tecnológico e eu concordo plenamente com o uso da carteira digital", afirma. 

O Pará está em 22º lugar no ranking das unidades federativas com CNH digitais ativas no Brasil. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o último dia 26 de setembro, foram contabilizadas 418.118 CNH digitais ativas no país, sendo 2.004 somente no Pará. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVe) também será disponibilizado na forma digital. Assim como a CNH, o CRLV é um documento obrigatório que o condutor sempre deve ter em mãos. Com essa praticidade, o condutor não precisará mais se preocupar em andar com os documentos impressos, podendo apenas acessar o celular. Desde o dia 1º de julho, o Ministério das Cidades e o Denatran tornaram obrigatório que todos os Estados oferecessem essa tecnologia. O novo sistema deve ser totalmente implantado por órgãos do trânsito em todo o Brasil até o dia 31 de dezembro desse ano. Já está disponível para demonstração uma versão para download em smartphones com sistema Android.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA