Em visita delicada, Macron discute sobre garimpo ilegal e tráfico de drogas na Guiana Francesa

Esta é a segunda visita do presidente francês ao território desde 2017

O Liberal
fonte

O Presidente da França, Emmanuel Macron, iniciou, nesta segunda-feira (25), uma visita pela Guiana Francesa, território da França na América do Sul, onde irá discutir sobre a situação do garimpo ilegal e tráfico de drogas na região. 

A passagem do mandatário francês pelo território é delicada, pois a população exige mais autonomia e enfrenta vários problemas sociais, como insegurança. Na sua chegada, Macron destacou as medidas adotadas como "100% controle" para reduzir o tráfico de drogas a partir do aeroporto de Caiena, capital da Guiana.

VEJA MAIS

image Macron chega a Belém nesta terça para primeira visita ao Brasil
Presidente Lula receberá o mandatário francês na capital do Pará, que será a primeira de quatro cidades a serem visitadas por Macron

image Macron vem a Belém assinar acordo para reforçar bioeconomia
Capital do Pará será a primeira cidade visitada pelo presidente da França no Brasil. Agenda conta com visita ao Combu e encontro com lideranças indígenas

image Macron deve ser 'recebido' com chuva em ilha de Belém; veja a previsão do tempo
Presidente francês inicia agenda de compromissos na capital paraense com deslocamento de barco pela Baía de Guajará e parada na Ilha do Combu, na terça-feira (26)

Esta é a segunda visita do presidente francês desde 2017 e permitirá "entrar em contato com a população" e "ouvir os responsáveis eleitos", especialmente sobre os seus pedidos de reforma do status do território, segundo o seu gabinete.

A expectativa é que Paris conceda ao território o mesmo status que a Córsega, uma ilha mediterrânea que poderia avançar para uma maior autonomia por meio de uma reforma constitucional, disse o presidente regional da Guiana, Gabriel Serville.

De acordo com a ministra francesa das Relações Exteriores, Marie Guévenoux, cabe às autoridades eleitas na Guiana "definir quais competências querem que o território assuma".

Macron ficará na Guiana até amanhã, quando seguirá viagem para cumprir agenda em Belém.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA