Eleições 2022: Segup define esquema para os dias de votação no Pará

Reunião alinha participação das forças de segurança durante todo o processo eleitoral

O Liberal
fonte

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) definiu o esquema de segurança para os dias de votação. A definição foi feita nesta quarta-feira (21), durante reunião entre os representantes das forças de segurança no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, que ajustou a integração entre as 15 Regiões de Segurança Pública para o atendimento das ocorrências no período eleitoral.

A Segup informou que haverá reforço policial nos locais de votação e de apuração, além do incremento de plantões nas unidades da Polícia Civil na Região Metropolitana e Interior. A cobertura ostensiva será nos 144 municípios do Estado, garantiu a secretaria.

VEJA MAIS

image Estrutura para receber Jair Bolsonaro começa a ser montada em Belém; veja programação
Presidente da República vai participar de motocarreata e ato político na Doca

image ‘Sou Helder para o Governo e Bolsonaro para a Presidência’, diz Flexa Ribeiro
Candidato ao Senado afirma que lutou por uma “terceira via”, mas como ela não se consolidou, considera a continuação do governo atual melhor do que o retorno do PT

image 'Amazônidas têm que ter carteirinha para explorar recursos armados', diz candidato a governo do Pará
Engenheiro Paulo Roseiro falou sobre suas propostas para o meio ambiente

O tráfego de veículos também será acompanhado pelos órgãos de trânsito municipais para garantir a fluidez no entorno dos locais de votação e de apuração. Já nos locais onde não houver órgão fiscalizador, a Polícia Militar assumirá a orientação. Os agentes fiscalizarão a Lei Seca, que proíbe o comércio de bebidas alcoólicas no período do pleito.

Como será a segurança nos dias de votação?

A reunião teve a presença de representantes das Polícias Civil, Militar e Científica, e, ainda, do Corpo de Bombeiros, Superintendência de Administração Penitenciária, Centro Integrado de Operações, da Guarda Municipal e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Para os dias de votação (2 e 30 de outubro), o Sistema de Segurança vai acompanhar em tempo real o andamento do processo, desde a abertura dos portões, prevista para 8h, até a conclusão da apuração e a festa da vitória dos eleitos. Na capital, o CICC estará em comunicação com o interior por meio dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR).

image Como saber onde votar? Descubra de forma fácil e rápida onde você vota nas eleições 2022
Tentando auxiliar o eleitor nas eleições 2022, o Oliberal.com explicou o passo a passo de como consultar o local de votação; confira

image ‘Quem vai ganhar é o povo’, diz Adolfo sobre possibilidade da esquerda na Presidência e governo
Candidato diz estar confiante na vitória de Lula (PT) e citou Belém como “a principal experiência de governo da esquerda” no Brasil

image Em clima de eleições, Alepa suspende sessões até outubro
Votação de projetos de lei deve retornar somente após o primeiro turno das eleições

Em cada CICCR, um representante do Sistema exercerá a função de ponto focal da região integrada. Ao todo, serão 13 CICCRs que somam ao CICC, atuante na Região Metropolitana de Belém.

Para o secretário-adjunto de gestão operacional, coronel Alexandre Mascarenhas, esse mecanismo oferecerá uma maior articulação. “Dentro das regionais vão estar reunidos, em um único local, os representantes locais para que as demandas que chegam relacionadas à eleição, como crimes que porventura estejam acontecendo, possam ser tomadas as decisões em conjunto para mitigar qualquer tipo de ocorrência que venha de alguma forma abalar o pleito eleitoral de 2022”, destacou.

Eleições 2022: Haverá a prática do 'voto útil'?

image Eleições 2022: Justiça rejeita 70 registros de candidatura no Pará
Julgamento de processos terminou nesta segunda-feira (12); total de pedidos deferidos é 956

Esquema será vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

O secretário explicou, ainda, que, dentro do esquema de comunicação, está o comando nacional, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “A integração é justamente para que o tempo de resposta seja o menor possível para a sociedade e a gente consiga debelar qualquer tipo de ocorrência”, destacou.

O coronel Mascarenhas também afirmou que, “as ocorrências, que por ventura ocorram no interior do Estado, em tempo real vão ser remetidas para o centro integrado na capital e daqui nós vamos também informar o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, que está fazendo a coordenação nacional dessa operação em todo o país”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA