CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia traz presidentes de tribunais de Justiça e ministros a Belém  

Evento debaterá a atuação da Justiça na defesa dos recursos naturais amazônicos

Valéria Nascimento
fonte

Nesta sexta-feira (4), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber fará a abertura solene da 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA), na avenida Almirante Barroso, em Belém. O evento terá transmissão pelo canal do CNJ no Youtube.

A Cúpula Judicial seguirá até o sábado (5), em Belém, com a presença da ministra Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente (MMA); do ministro Flávio Dino, do Ministério da Justiça e Segurança Pública; do ministro Antônio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da ministra e ex-presidente do STF, Carmen Lúcia Antunes Rocha, entre outras autoridades da Justiça e de ministérios do Executivo federal.

VEJA MAIS

image Prefeitura de Belém e Tribunal de Justiça de Pará adotam teletrabalho nos dias 8 e 9
Medidas consideram a realização da Cúpula da Amazônia nesses dias em Belém

image Cúpula da Amazônia: Sindicato recomenda que instituições de ensino suspendam atividades presenciais
Mesmo diante da orientação, “cada estabelecimento tem a liberdade de definir sua própria estratégia de funcionamento”, diz o Sinepe

image ‘Atlântico’: maior navio de guerra da América Latina atraca em Belém para a Cúpula da Amazônia
O Navio-Aeródromo Multipropósito "Atlântico" vai reforçar a segurança da capital durante o evento que trará representantes dos países amazônicos

O evento quer discutir assuntos relacionados à atuação judicial ambiental na Amazônia. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente e do Grupo de Trabalho Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Poder Judiciário, que vem desenvolvendo ações voltadas ao debate sobre as mudanças climáticas.

São esperados magistrados, membros do Ministério Público, advogados e demais profissionais que atuam na área do direito ambiental com foco na Amazônia, bem como, estudantes e pessoas interessadas nos temas, em geral.

O evento terá início, na sede do TJPA, a partir das 14h30 desta sexta-feira, com a ministra presidente do STF e do CNJ, Rosa Weber. Ela dará as boas-vindas aos representantes das instituições nacionais e do Pará.

Às 15h, terá início a série de conferências. O ministro Luiz Philippe Vieira de Melo Filho, do Tribunal Superior do Trabalho e conselheiro do CNJ, vai presidir a primeira conferência, que terá como conferencistas a ministra Marina Silva e o ministro Flávio Dino.

Em seguida, às 16h, haverá nova conferência com o ministro Antônio Herman Benjamin, do STJ, que terá como conferencistas a ministra Cármen Lúcia e o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do STF.

Às 17h15, haverá o evento “Radiografia do Desmatamento na Amazônia”. Esse evento será presidido pela desembargadora, do TJPA, Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos.

image Troca de Ministérios serão definidas após Cúpula da Amazônia, diz Lula
As mudanças ocorrerão para estreitar relações com o Congresso Nacional

image Governo do Pará determina teletrabalho para servidores de Belém durante a Cúpula da Amazônia
Órgãos e entidades que atuam nas áreas como arrecadação, saúde pública, parques e espaços de visitação terão que fazer escala

image Lula pede ajuda mundial para preservar a Amazônia antes da Cúpula da Amazônia em Belém
Presidente reafirmou o compromisso de seu governo em combater o desmatamento

Serão expositores do "Radiografia do Desmatamento na Amazônia": André Lima, secretário extraordinário de controle do desmatamento e ordenamento ambiental territorial, do MMA, a pesquisadora Brenda Brito, associada do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e a consultora Leslie Ferraz, da entidade Liaison and Partnership Office, entre outros.

Nesta sexta-feira, a programação se encerrará 19h, para ser retomada no sábado (5), com o panorama internacional da proteção das florestas, que será presidido pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Manoel Murrieta, com os conferencistas: o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, secretário de clima, energia e meio ambiente do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a ministra Maria Angélica Ikeda, diretora do departamento de meio ambiente do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A Cúpula Judicial Ambiental será encerrada às 14h30, deste sábado, com as propostas de aperfeiçoamento da prestação judicial ambiental pelos presidentes e corregedores gerais dos tribunais com jurisdição sobre a Amazônia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA