Presidente Jair Bolsonaro divulga declaração à Nação Brasileira; confira

Presidente afirma que jamais teve a intenção de 'agredir quaisquer Poderes'

O Liberal
fonte

O presidente jair Bolsonaro divulgou na tarde desta quinta-feira, 9, declaração oficial à nação Brasileira em que reitera "meu respeito pelas instituições da República". 

No texto, Bolsonaro reconhece divergências com membro do STF, mas afirma que são naturais: "Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes".

VEJA MAIS

image No TSE, Barroso diz sobre o Brasil: 'Somos vítima de chacota e de desprezo mundial'
Luís Roberto Barroso se pronunciou, nesta quarta-feira, sobre os atos do dia 7 de setembro e afirmou que “democracia só não tem lugar para quem pretenda destruí-la”

image Senado rejeita pedido de impeachment contra ministro do STF
Decisão foi tomada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco

image Bolsonaro apresenta ao Senado pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
Segundo fontes do Palácio, a intenção do presidente é protocolar denúncia contra Luís Roberto Barroso nas próximas semanas

Logo no início do texto, afirma que nunca teve intenção "de agredir quaisquer dos Poderes".

Segundo o G1 nacional, a declaração foi tomada a partir do conselho do ex-presidente Michel Temer. Na manhã desta quinta, Bolsonaro mandou um avião para São Paulo, que pegou o ex-presidente para um almoço com Bolsonaro, quando discutiram a tensão entre os poderes. Temer orientou Bolsonaro a divulgar um "manifesto de pacificação".

Segundo a CNN, Michel Temer disse que redigiu a declaração assinada por Bolsonaro. O ex-presidente disse, segundo a emissora, que estava “ajudando a pacificar o País”.

Leia a íntegra

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro

Presidente da República Federativa do Brasil

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA