Bandeira tarifária permanece verde em junho, sem custo extra, decide Aneel

O sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no País

Estadão Conteúdo / Renan Monteiro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de junho para os consumidores de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem adicional na conta de luz. Esse cenário se mantém há 26 meses, desde abril de 2022.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no País, e busca atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da "conta Bandeiras".

VEJA MAIS

image Aneel: 107 mil clientes no RS ainda estão sem fornecimento de energia
Sobre as barragens no Estado, a Aneel classifica a de Barragem Salto em situação de emergência e as barragens 14 de Julho, Salto Forqueta e Salto do Gassupi em estado de alerta

image Tarifa Social: mais de 500 mil famílias no Pará estão aptas ao programa e têm desconto na energia
Esse quantitativo foi apresentado nesta segunda-feira (29) durante reunião entre representante da Aneel e o governador do Estado

image Lula assina MP que prevê redução de 3,5% a 5% na conta de luz
A proposta também antecipa o recebimento de recursos relacionados ao processo de privatização da Eletrobras

Apesar de manter a bandeira verde em junho, a Aneel cita que a "vigilância" quanto ao uso responsável da energia elétrica deve continuar. 

O sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia. O acionamento de fontes de geração mais caras, como as termelétricas, tende a aumentar o custo.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA