logo jornal amazonia

Tubulação de condomínio estoura e água inunda casas de conjunto vizinho

Força d'água arrancou o portão de ferro de um dos imóveis

Valéria Nascimento

Durante a forte chuva que caiu sobre Belém na tarde desta segunda-feira (01), duas casas do conjunto Aldo Almeida, no bairro do Tapanã, no distrito de Icoaraci, em Belém, foram inundadas por uma verdadeira correnteza, que praticamente, gerou perda total de objetos pessoais, como documentos, roupas e eletrodomésticos. A força d'água foi tamanha que arrancou o portão de ferro de um dos imóveis.

De acordo com os moradores, a causa da inundação foi o estouro em parte da tubulação do condomínio Jardim Espanha, que não suportou a vazão d'água do próprio residencial, o que provocou a inundação nas duas moradias do Aldo Almeida. A reportagem da redação integrada tentou mas não conseguiu contato com representantes do condomínio Jardim Espanha.  

"Tiramos fotos de tudo. Vamos entrar a noite tentando limpar o que der. Alguns vão dormir na casa de parentes, vou ficar com outros familiares, vamos dormir em redes. Os colchões, as camas, tudo está molhado'', contou a professora da rede pública, de Belém, Sandra Sueli Ribeiro Monteiro, de 50 anos de idade, dona da casa de número 16, de parede geminada com a casa 17, exatamente as duas residências atingidas pela inundação.

Os dois imóveis atingidos ficam na alameda Jatobá, do conjunto Aldo Almeida, que tem como referência, a avenida São Clemente, no bairro do Tapanã, em Belém. A professora afirmou que não foi a primeira vez que houve vazamento de água do Jardim Espanha para o Aldo Almeida. Mas desta vez, o acidente foi grave, praticamente, as duas famílias perderam tudo sob as águas fétidas, que logo se transformaram em lama no piso dos dois imóveis, como mostram imagens de vídeos feitos pelos moradores e também vizinhos, que ajudaram a salvar o que era possível.

Na casa de Sandra Sueli, moram ela, sua mãe e mais seis pessoas, num total de oito parentes. Ao lado, na casa 16, reside, sozinha, a senhora Maria José Gonçalves Pantoja, de 70 anos. Ela tem um filho mas ele não mora com ela. "A frente do Jardim Espanha dá para a estrada da Yamada, no bairro do Tapanã, em Icoaraci. Não conseguimos falar com o síndico, mas um funcionário e um segurança do condomínio vieram aqui, fizeram fotos de nossas casas e disseram que seremos ressarcidos'', contou Sandra.

As famílias também tiveram a vistoria dos Bombeiros e foram orientados a acionar a Defesa Civil do município de Belém. O contato foi feito para o órgão municipal, segundo a professora, que aguarda a ida da equipe da defesa Civil, na manhã desta terça-feira (02). 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA