logo jornal amazonia

Seis policiais penais foram mortos no Pará em 2021; relembre os casos

Wellington Cláudio Lima Coimbra, lotado na Central de Triagem da Cidade Nova, foi o sexto agente de segurança do sistema penitenciário a ser morto de forma violenta em 2021, executado no sábado, 10

O Liberal
fonte

O policial penal Wellington Cláudio Lima Coimbra, lotado na Central de Triagem da Cidade Nova, foi o sexto agente de segurança do sistema penitenciário a ser morto de forma violenta em 2021, segundo dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). O servidor público foi executado a tiros na noite do último sábado (10), no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB). Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi surpreendida pelos atiradores ao chegar em casa, no Conjunto Grajaú, e foi alvejada com vários disparos de arma de fogo. Até o momento desta publicação, ninguém havia sido preso.

VEJA MAIS:

image Polícia Civil prende em Ananindeua suspeito da morte de policial penal
Ele foi preso, junto com mais dois homens, após denúncia de assaltos no bairro do Aurá

Antes de Wellington, o último destes profissionais a perder a vida de forma semelhante havia sido Miranildo Moura de Freitas, que foi executado a tiros em 25 de março, também em Ananindeua. O crime ocorreu às 18h50 na passagem São Domingos em frente ao número 18E. Dois homens não identificados chegaram ao local em um carro Renault Kwid. Eles descerem do veículo e pediram à esposa do policial para se afastar. Em seguida, passaram a fazer disparos contra Moura, que morreu no local.

Além desses dois casos, a Seap informou que outros policiais penais foram mortos em 6 e 15 de março e em 14 e 23 de janeiro. Para Rosivan Santos, presidente do Sindicato dos Policiais Penais (Sinpolpen), casos como esses estão fadados a se repetir se não houver mais investimento na segurança da classe.

"A gente tem lutado intensamente, fazendo um movimento em busca de melhor condições de vida para os servidores". diz o representante. "Somos os únicos da segurança pública do Estado a receber 60% de gratificação de risco de vida, enquanto as demais categorias recebem 100%. Com um melhor pagamento, o policial penal vai poder morar em um local melhor, um condomínio fechado, por exemplo, e se proteger mais", diz o sindicalista, que conta o que acredita ser a motivação para as execuções dos policiais penais.

"Estamos sendo caçados por manter a ordem e a disciplina. O crime organizado não manda mais nos presídios, então, eles usam a covardia, esperando a gente aqui fora", analisa o presidente do Sinpolpen.

image Policial penal é baleado em atentado perto de onde mora
Eric Brito levou um tiro de raspão, o que faz dele a 16ª vítima da violência entre policiais penais desde 2020

image Policial penal é alvo de tentativa de homicídio em Icoaraci
Agente estava em companhia de um conhecido que também foi alvejado, mas não resistiu

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA