Recém-nascido engasga e é salvo por policiais militares em Belém
Um dos policiais assumiu rapidamente a situação e realizou a manobra de Heimlich. A iniciativa do policial foi bem-sucedida. O bebê voltou a respirar e passa bem

Agentes do 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) realizaram um resgate no último sábado (18/5), no bairro Tapanã, em Belém. Um bebê de aproximadamente três meses, identificado como William, foi salvo após engasgar e perder a consciência.
O incidente ocorreu na rua São Clemente, durante uma operação conjunta do 24º BPM com o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e Juventude. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a avó do recém-nascido em desespero, segurando o neto desmaiado devido à obstrução das vias respiratórias.
Um dos policiais rapidamente assumiu a situação e realizou a manobra de Heimlich, técnica que consiste em aplicar pressão nas costas da pessoa engasgada e realizar uma massagem até que a respiração seja restabelecida. A iniciativa do policial foi bem-sucedida. O bebê voltou a respirar e passa bem.
VEJA MAIS
O que é a manobra de Heimlich e como fazer
A manobra de primeiros socorros consiste, basicamente, em pressionar o diafragma da vítima causando uma tosse forçada, fazendo com que o objeto que esteja impedindo a respiração seja expelido. Para isso, os seguintes passos devem ser seguidos:
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço. Faça cinco compressões entre no meio das costas da criança.
Vire o bebê de barriga para cima. Faça mais cinco compressões sobre o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos.
Caso não tenha sucesso, é indicado acionar socorro imediatamente, pelo Samu 192.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA