logo jornal amazonia

PF apreende balsa de garimpeiros que invadiram território indígena Xipaia, no Pará

Operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) busca proteger os moradores da região e a reserva contra crimes ambientais e exploração ilegal de recursos minerais

O Liberal
fonte

Uma operação realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apreendeu a balsa de garimpeiros que invadiram o território indígena Xipaia, localizado a 400 km da cidade de Altamira, região sudeste do Pará, e que possui cerca de 179 mil hectares de extensão. As aldeias localizadas em sua zona de abrangência abrigam cerca de 200 pessoas.

VEJA MAIS

image Xipaia: Órgãos de segurança atuam para reprimir atentados contra indígenas
Território recebeu reforço na segurança e fiscalização. PF, ICMBio, Força Nacional, Ibama e Funai atuam no interior do Pará

De acordo com informações divulgadas pelo órgão federal, após receber denúncia de uma entrada ilegal por meio fluvial de supostos garimpeiros nas terras Xipaia, o trabalho de vigilância na região foi intensificado ainda na madrugada de sexta-feira (15). Com a suspeita de que os garimpeiros estariam armados, homens da Força Nacional e da Polícia Federal –entidades que atuam na Amazônia permanentemente – foram deslocados por via aérea até a aldeia Karimã para reforçar a segurança da tribo.

A ação contou com a atuação de representantes da Funai do ICMBio) e Ibama. A balsa de garimpeiros foi encontrada no sábado, um dia após o início da operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que busca tanto proteger tanto os moradores da região como a reserva contra crimes ambientais e exploração ilegal de recursos minerais.

“A apreensão se deu com a atuação das equipes da ‘Operação Guardiões do Bioma’, que faz um trabalho ostensivo de fiscalização em terras indígenas pela Amazônia”, declarou o Chefe do Serviço de Repressão a Crimes Contra Comunidades Indígenas, Paulo Teixeira, delegado da Polícia Federal (PF).

Segundo ele, houve muita dificuldade para localizar a balsa, que não podia ser vista com facilidade do alto por helicópteros. “Foi necessário fazer varreduras com lanchas pelos afluentes do rio Iriri, e por isso é uma vitória termos feito o achado em praticamente um dia”.

A embarcação foi descoberta pela manhã, atracada em um lugar conhecido como Riozinho do Anfrísio, na zona rural do município de Altamira. Cinco adultos e dois adolescentes estavam a bordo. Os menores foram apreendidos e estão sob cuidados da Justiça. As demais pessoas prestaram esclarecimentos na delegacia da Polícia Federal, na cidade de Itaituba.

O delegado Teixeira informou que a balsa apreendida não será destruída. "Nós vamos adotar os procedimentos legais para que o equipamento seja destinado a ações de fiscalização ambiental do ICMBio”, ressaltou.

A “Operação Guardiões do Bioma”, lançada em março último, consiste na ação coordenada de agentes da PF, Força Nacional de Segurança Pública, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Funai. Também participam o Ibama, a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), entre outras entidades.

Entenda o caso

Indígenas da aldeia Karimãa, do território Xipaya, em Altamira, no sudoeste do Pará, denunciaram por redes sociais a presença de garimpeiros na terra indígena. A invasão teria começado na noite de quinta-feira (14). A denúncia foi feita pela cacica Juma Xipaya, no Instagram.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA