CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Levantamento: Pará registra redução de crimes violentos em janeiro de 2024

Outros delitos como roubo e homicídio também registraram queda

O Liberal
fonte

O levantamento divulgado nesta segunda-feira (5), feito pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) aponta uma redução no número de crimes violentos. Segundo o estudo, o mês de janeiro ganha destaque com o melhor desempenho desde 2010. No primeiro mês de 2024, o Pará registrou 148 casos, contra 155 no mesmo período do último ano.

VEJA MAIS

image ​Redenção registra três homicídios em menos de 24 horas
Nenhum suspeito de participação nos assassinatos foi preso até o momento

image Novas tecnologias aquecem setor de segurança privada no Pará
Reconhecimento facial, drones, inteligência artificial já são realidade em Belém, apesar do alto custo

image Policiais militares são capacitados para atuarem no programa Pró-Mulher Pará, em Tailândia
Os agentes foram qualificados pela Segup para realizarem o atendimento preventivo, técnico e humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica

O estudo considera Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte. Em comparação a janeiro de 2019, que registrou 284 crimes violentos, houve uma redução de aproximadamente 48%. As estimativas são ainda mais alarmantes nos anos anteriores, se comparado a 2018, a redução de crimes violentos chega a 63%.

O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, celebra o resultado positivo e traça grandes expectativas para as metas da segurança no estado. “O ano de 2024 é o ano de grande desafio para a segurança pública, tendo em vista que nós tivemos anos seguidos de redução e estamos trabalhando muito fortemente para termos redução sobre redução”, afirma o secretário.

Ainda pontua que este foi o melhor resultado de toda a série histórica de redução no estado. “Para felicidade e reconhecimento do trabalho de todos, fechamos o mês de janeiro de 2024 como o melhor mês de toda a linha histórica. Não só o melhor mês de janeiro, mas o melhor mês de toda a linha histórica desde janeiro de 2010. E nós batemos, inclusive, o mês de janeiro de 2023, que já havia sido o melhor mês de toda a linha histórica”, lembra.

Ele acrescenta: “Isso é fruto de um trabalho incessante, um trabalho integrado, uso de tecnologia e empenho da nossa tropa em todos os cantos do Pará, para que a gente possa cada vez mais trazer tranquilidade e paz para o povo do Pará”, finaliza.

Outros crimes

O estado também alcançou uma redução de 4% em homicídios neste primeiro mês de 2024. Na série histórica, o comparativo com 2019 apresentou uma redução de 46%. Em janeiro de 2019 foram 267 homicídios contra 143 registrados neste ano.

Quanto ao crime de roubo em 2024, janeiro terminou com 3.161 ocorrências, uma redução de 20,62% em relação a janeiro de 2023, que fechou com 3.982 delitos. Em números absolutos foram 821 roubos a menos entre janeiro de 2024 e 2023. Comparado aos anos anteriores, 2018 teve 10.779 crimes de roubo registrados, uma redução de 71%, representando 7.618 delitos a menos, mais que o dobro do registrado somente em janeiro de 2024.

Investimentos em segurança

Os investimentos em equipamentos modernos, ampliação de unidades policiais e investimento em monitoramento influenciam a redução do número de casos violentos. No último ano, o Estado anunciou investimentos expressivos para o setor da segurança pública, foram destinados R$25 milhões para Polícia Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros. 

O governo investiu também na capacitação e qualificação dos agentes de segurança, melhorando as condições de trabalho para que pudessem atuar com mais segurança. Atualmente há concursos públicos em andamento para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, com previsão de mais para as forças de segurança.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA