Operação da Segup realiza prisões e apreensões em Icoaraci

“Operação Ory” combate a criminalidade em Belém, sem data para terminar; 300 agentes integram primeiro dia de ações

O Liberal
fonte

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) divulgou neste domingo (19) um balanço da Operação Ory, deflagrada na manhã do último sábado (18), para intensificar ações de segurança e combate à criminalidade em Belém, incluindo as ilhas. Segundo a secretaria, foram registrados 9 flagrantes e três mandados de recaptura cumpridos, bem como a apreensão de mais de 40 petecas de maconha e de um veículo roubado. Dois monitorados com tornozeleiras eletrônicas quebradas foram encaminhados para procedimentos cabíveis.

Conforme a Segup, a ação já contabilizou mais de 350 abordagens, entre pessoas, carros, ônibus, vans, motocicletas e bicicletas. A Operação Ory também prevê ações fluviais nas ilhas, rios e furos no entorno da capital, por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública. Estão sendo empregadas quatro embarcações. O Grupamento, juntamente com a Companhia Independente de Policiamento Fluvial (CIPFLUPMPA), bloqueia os principais furos de acesso às áreas do Paracuri e Tapanã, além de fazer rondas na orla de Icoaraci. Ao todo, foram abordadas 12 embarcações preventivamente.

VEJA MAIS

image Icoaraci: tiroteio intenso registrado em residencial assusta moradores
Vídeo mostra correria entre os moradores do local

image Aluno esfaqueia estudante dentro de colégio estadual de Icoaraci
O jovem responsável pelo ataque foi apreendido e encaminhado à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data)

A operação está dentro do planejamento do Estado em combate a atividades ilícitas nas regiões da capital, com policiamento de presença, instauração de investigações, ordenamento do fluxo de trânsito, apreensão de entorpecentes, acompanhamento de monitorados e fiscalização de veículos roubados e furtados, utilizados para cometer crimes.

A Operação Ory reúne mais de 300 agentes da Segup, polícias Militar, Civil e Científica, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), além da Polícia Federal e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). As ações ocorrem por tempo indeterminado.

Ualame Machado, titular da Segup, diz que todos os órgãos de segurança estão integrados, inclusive a Polícia Federal, órgãos de mobilidade urbana de Belém e Guarda Municipal. “Todos os órgãos estão envolvidos para que a gente possa não só exercitar a integração das forças, mas também o combate ao crime, para que unidos sejamos cada vez mais fortes e dando a segurança à população com essas ações. Assim como já foi feito em Igarapé-Miri em uma época, está sendo feito agora em Belém, no distrito de Icoaraci, e seguirá em outros distritos e cidades que forem necessárias”, destacou.

Concentrado as ações no distrito de Icoaraci e outros bairros limítrofes, como Tapanã, Parque Guajará, Pratinha e a ilha de Outeiro, o sistema de segurança utiliza o modo de trabalho realizado em Igarapé-Miri, durante a Operação Esparavel, com a estratégia de saturação.

Para reforçar a ação, a Segup instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), onde todos os órgãos terão sua coordenação e atuarão no território. “Nós instalamos o CICC Móvel próximo à feira da 8 de maio, em Icoaraci, e que serve de base, de um ponto de referência para a população, para que possa interagir com as forças de segurança, para que possa fazer sua denúncia. Lembrando que temos o 181, o Disque-Denúncia, mas a população pode se fazer presente no local e fazer uma conversa e trocar informação com a polícia”, disse Ualame.

Denúncias

Além de contar com o serviço de inteligência à sua disposição, o Estado também ressalta a importância da população denunciar os crimes cometidos e, principalmente, os responsáveis. Para isso, basta se dirigir ao CICC móvel e registrar as ocorrências.

O centro funcionará de forma ininterrupta como ponto para atendimento à população. Por lá, será possível conhecer, por meio de cartazes e material gráfico, os canais de denúncia, como Disque-Denúncia 181 e a Iara, por meio do WhatsApp 9198115-9181, com a garantia de sigilo e anonimato.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA