Mulher teria sido agredida em abordagem da Guarda Municipal em Ananindeua
Prefeitura de Ananindeua instaurou processo para investigar suposta agressão nas proximidades de um shopping no município
Um vídeo que circula nas redes sociais denuncia uma abordagem realizada na noite do último sábado (20), por agentes da Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA) durante uma blitz na Passagem da Feirinha, no bairro do Coqueiro. Testemunhas reclamaram da abordagem dos agentes da Guarda Municipal contra uma mulher, que estava com uma criança.
VEJA MAIS
No vídeo é possível ver que os agentes tentam segurar a mulher que não larga o veículo. As testemunhas começam então a reclamar que somente agentes mulheres poderiam tocar na motociclista. As pessoas, que gravaram o vídeo, reclamam que os guardas estariam usando força física excessiva contra a mulher.
De acordo com o artigo 249 do Código de Processo Penal, a busca pessoal em mulheres por agentes de segurança deve ser feita preferencialmente por outra mulher. Em caso de prejuízo à ação policial, o artigo prevê que agentes masculinos possam fazer a revista em uma mulher caso não haja alternativa.
A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), informou que "instaurou procedimento de apuração preliminar para verificar a conduta de agentes possivelmente envolvidos na ocorrência mencionada".
"A SESDS reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito aos princípios que regem a Administração Pública, não compactuando com qualquer prática irregular ou conduta que contrarie a lei. Caso sejam constatadas irregularidades, as medidas administrativas cabíveis serão adotadas, nos termos da legislação vigente", detalhou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA