Incêndio em área de mata se aproxima de Oeiras do Pará e assusta moradores
As chamas, que iniciaram há cerca de uma semana, já destruíram várias áreas ao redor do município
Um incêndio de grandes proporções em uma área de mata ao redor do município de Oeiras do Pará, no nordeste paraense, assusta a população. Conforme as informações iniciais, repassadas neste sábado (18) à Redação Integrada de O Liberal, as chamas teriam iniciado há cerca de uma semana. Moradores e agentes da prefeitura do município estariam tentando combater o fogo, que teria provocado uma nuvem de fumaça sobre a cidade.
VEJA MAIS
As chamas, que atingem a vegetação em frente a entrada do município, já destruíram uma extensa faixa de mata preservada. Conforme a população, vários focos de incêndio teriam ocorrido nos últimos dias devido a seca que ocorre na região. Os próprios moradores estariam se mobilizando para combater o fogo ao longo da semana. No entanto, neste caso em específico, as chamas saíram de controle e se aproximam cada vez mais da cidade, que não possui quartel do Corpo de Bombeiros.
Segundo os relatos, a suspeita é que o incêndio teria começado devido a queima de uma área que seria usada por moradores que realizam trabalhos relacionados à agricultura, chamadas popularmente de ‘roças’. As chamas, que não foram apagadas, teriam se espalhado rapidamente e tomado as proporções atuais. As informações dão conta que a prefeitura teria mandado maquinários para a área em frente a cidade, onde foram colocadas barreiras de contenção na tentativa de controlar a situação. Além disso, pelas redes sociais, a população local também continua nas organizações para auxiliar no combate às chamas.
A prefeita da cidade de Oeiras do Pará, Gilma Ribeiro, esteve no local da queimada, junto com uma equipe, para verificar a situação e auxiliar os moradores na ação para conter o fogo.
“É possível ver que já queimou mais de cinco quilômetros. E esse fogo está agora se espalhando para a área de mata. Quero dizer à população que tudo o que podermos fazer para evitar que esse fogo se alastre ainda mais, vamos fazer. Estamos aqui para unir forças com todos que puderem ajudar. Essa queimada está sendo muito forte e causando muito prejuízo para a população, para os animais, para o meio-ambiente, enfim. À noite a gente percebe o impacto dessa fumaça”, disse.
A Redação Integrada de O Liberal solicitou nota à prefeitura de Oeiras do Pará e aguarda o retorno.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA