CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Guarda Municipal resgata idosa em situação de abandono no bairro de Canudos, em Belém

Uma denúncia anônima feita para o Centro Integrado de Operações (Ciop) levou o caso ao conhecimento do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM)

O Liberal

Uma idosa de 84 anos que vivia em situação de abandono no bairro de Canudos foi resgatada pela Guarda Municipal de Belém na tarde desta quinta-feira (20/2). Uma denúncia anônima feita para o Centro Integrado de Operações (Ciop) levou o caso ao conhecimento do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).

VEJA MAIS 

image Dois suspeitos de assaltar idosa na Cremação são atropelados por carro
O crime e a intervenção de um motorista ocorreu na tarde desta segunda-feira (10/02)

image Operação da Guarda Municipal com a PM reforça segurança no bairro do Guamá até o fim de janeiro
O objetivo é combater delitos como roubos, furtos e crimes violentos

image GMB prende suspeito de furtar celular de passageiro de ônibus no bairro da Cidade Velha
De acordo com a Guarda Municipal de Belém, a vítima esperava o coletivo e quando estava subindo na condução o homem arrancou o celular da mão dela

Ao chegarem à residência, localizada na Travessa Guerra Passos, os agentes da GMB encontraram a casa em condições insalubres, sem janelas e ventilação, com roupas e louças sujas espalhadas pelo local. A idosa, acamada, relatou que vive sozinha no local há cerca de três anos e quase não consegue andar. Também disse que sofre maus-tratos psicológicos do próprio filho, de 56 anos. O inspetor Silvestre, que participou do resgate da idosa, relata que a situação do imóvel era degradante.

“Depois da denúncia anônima, nós chegamos à casa da idosa. Uma vizinha havia aberto o local e dado banho na vítima. O ambiente era completamente insalubre e sem condições de viver. Estava tudo sujo. A vítima ficava em uma cama pequena, com apenas um ventilador. A casa era muito quente e abafada. A idosa ficava sozinha e a vizinha que estava lá informou que tinha sido a primeira vez que entrou no local. As pessoas da área só tinham visto a idosa uma vez, justamente porque a casa ficava fechada. A idosa contou que sofria violência verbal. Que o filho a xingava com várias palavras de baixo calão”, relatou o guarda municipal.

Segundo informado pela equipe que resgatou a idosa, a vítima relatou que o filho seria o responsável por receber a aposentadoria e que ela não tinha acesso ao benefício. “Ela disse que era professora aposentada e o filho recebia o dinheiro, mas não repassava. A idosa contou que antes morava em outra casa e o filho a levou para aquele imóvel que seria alugado. Ela tinha uma bengala que usava quando queria ir ao banheiro ou na cozinha, mas fazia isso com dificuldade. A vítima disse que o filho deixava um pedaço de pão e uma garrafa com água sobre a mesa, para ela fazer achocolatado e se alimentar. Fora isso, ela não tinha nenhuma outra comida”, informou o inspetor Silvestre. 

Os guardas municipais localizaram o filho da idosa e o encaminharam à Delegacia do Idoso, onde foram adotadas as providências cabíveis. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros cuidados à vítima. A Guarda Municipal reforça a importância de denúncias para combater casos de negligência e maus-tratos contra idosos, garantindo assistência e segurança aos mais vulneráveis.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA