logo jornal amazonia

Corpo de Bombeiros lista medidas básicas para prevenir incêndios em casa

Somente em 2023 mais de mil solicitações sobre o sinistro em residências foram realizadas no Pará

O Liberal
fonte

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM/PA) registrou, somente em 2023, mais de mil solicitações relacionadas a ocorrências de incêndios em edificações. Desse total, foram 83 vítimas, sendo cinco mortes, 18 feridos e 60 pessoas que saíram ilesas. Vários chamados também já foram realizados no início de 2024, sendo o último sobre um incêndio em um edifício de luxo na Avenida Conselheiro Furtado, no bairro da Cremação. Conforme o CBM, a melhor maneira de evitar sinistros relacionados a fogo é a prevenção.

VEJA MAIS

image Incêndio destrói loja de autopeças no bairro da Pedreira
O sinistro foi registrado no começo da noite desta quarta-feira (7)

image Air Fryer e panela de pressão: especialista orienta sobre os cuidados para evitar acidentes
Esta semana, a cozinha de uma casa pegou fogo devido ao uso inadequado da fritadeira elétrica, no Paraná. Já em Minas Gerais, uma panela de pressão explodiu e moradora registrou os danos à residência

Segundo o tenente Vitor Furtado, para evitar novas ocorrências é necessário manter cuidados dentro dos imóveis. “O imóvel precisa estar devidamente licenciado pelo Corpo de Bombeiros, tendo em vista que são necessárias várias medidas de segurança, como extintores de incêndio, saídas de emergências, hidrantes, iluminação de emergência, sinalização de emergência, brigadistas, entre outras medidas”, aponta.

Outros alertas feito pelo militar são sobre atitudes simples comumente realizadas durante o dia, como não deixar vasilhas e panelas no fogo sem supervisão, não esquecer ferros de passar ligados, não deixar velas acesas ou não acender próximo a materiais inflamáveis. Além disso, em caso de acidentes com aquecimento de óleos, jamais fazer o uso de água para apagar o fogo. É preciso fazer o desligamento do registro de gás inflamável. Caso haja gás encanado, o bombeiro informa ser necessário que a pessoa verifique se o residencial ou condomínio está regularizado quanto ao uso do gás encanado.

Conforme o tenente Vito, em casos de incêndio, as pessoas devem, se possível, retirar o máximo de materiais inflamáveis, sair do local o mais rápido que conseguirem e evitar inalar fumaça. “O indicado é atentar-se para as rotas de fuga, sinalização de emergência, iluminação de emergência, entre outras. É de extrema necessidade acionar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível após a verificação do incêndio”, conclui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA