Cinco garimpos ilegais de ouro são fechados pela PF no nordeste do Pará
Com apoio do Ibama, a operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão e inutilizou maquinários em Cachoeira do Piriá
Cinco garimpos ilegais de ouro foram fechados pela Polícia Federal no município de Cachoeira do Piriá, no nordeste do Pará. A ação foi realizada como apoio do Ibama no âmbito da operação Echo 177, na segunda-feira e terça-feira (1º e 2/09). Os agentes inutilizaram nove pás-carregadeiras e cerca de 45 motores nos pontos de extração proibidos.
Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão relativos a dez processos minerários que operavam de forma ilegal na região, próxima à divisa com o estado do Maranhão. Também foram destruídas estruturas de apoio usadas para a extração, carregamento e logística ilegal de ouro.
Segundo a PF, os garimpos funcionavam sem autorização da Agência Nacional de Mineração. No local foram encontradas evidências do uso de cianeto no processo de beneficiamento do minério, substância tóxica com elevado potencial nocivo à saúde humana e ao equilíbrio ambiental.
As investigações seguem, com a adoção das medidas legais cabíveis, visando à responsabilização dos envolvidos e à recuperação das áreas ambientalmente degradadas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA