Botijão de gás explode e deixa mulher ferida em padaria no bairro da Pedreira
A vítima foi socorrida e recebeu atendimento médico devido à gravidade das queimaduraS
Uma explosão de botijão de gás provocou um incêndio em uma padaria localizada na travessa Lomas Valentinas, no bairro da Pedreira, em Belém, na tarde desta sexta-feira (20). O incidente deixou uma pessoa ferida, que sofreu queimaduras de segundo grau. O Corpo de Bombeiros informou que o acidente aconteceu enquanto a vítima, um funcionário da padaria, realizava a troca do botijão de gás.
VEJA MAIS
Segundo o advogado do estabelecimento, Lucas Bogea, a explosão foi causada por uma falha humana, ocorrida durante a instalação do botijão feita pela empresa fornecedora do produto. No entanto, apenas o laudo do Corpo de Bombeiros poderá determinar com precisão a causa do sinistro. O documento deverá ficar pronto em 30 dias. Com o incêndio, um compartimento da padaria e os equipamentos utilizados na produção dos pães foram danificados.
De acordo com o tenente André, do Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu queimaduras no rosto, peito e pernas. “Chegamos ao local e conseguimos debelar o incêndio rapidamente. Fizemos o resfriamento e retiramos todos os botijões de gás. A situação está controlada”, informou o tenente.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionada e levou a vítima para uma unidade de saúde que não foi informada. O estado de saúde do funcionário da padaria não foi divulgado até o momento.
O combate ao incêndio apresentou desafios devido ao tamanho do estabelecimento e às altas temperaturas geradas pelo fogo. “Como se tratava de um local pequeno, a temperatura estava muito alta. Começamos a combater pela janela. Dois bombeiros nossos entraram e combateram o fogo lá dentro”, acrescentou o tenente André, que relatou o uso de cinco mil litros de água para controlar as chamas.
O tenente aproveitou a ocorrência para alertar a população sobre os cuidados ao manusear botijões de gás. Ele reforçou a importância de observar a validade da mangueira e do regulador, que têm duração de cinco anos, e de utilizar produtos aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Além disso, destacou a necessidade de atenção durante a instalação, evitando passar a mangueira por trás de fornos ou superfícies aquecidas, para evitar o desgaste e possíveis acidentes.
(Com informações de Wesley Costa, da rádio Liberal+)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA