Visita guiada gratuita explora a história e cultura da Cremação neste sábado (3), em Belém

Ação do Coletivo Paráciclo e Cedenpa discute arte, mobilidade, racismo e cidadania na Amazônia urbana; veja com se inscrever

O Liberal
fonte

Neste sábado (3), uma visita guiada gratuita convida o público de Belém a conhecer o bairro da Cremação, cuja história é marcada por manifestações culturais desde o início do século 20. A atividade integra uma ação do Coletivo Paráciclo em parceria com o Cedenpa (Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará), com foco em debater mobilidade, racismo e cidadania nas periferias da Região Metropolitana. A programação inicia às 16h e segue até às 21h. Interessados podem se inscrever online.

O bairro surge no começo do século 20, a partir da usina que cremava resíduos produzidos na capital. Com forte cultura popular, o bairro é marcado por manifestações como a Malhação de Judas, tradição desde a década de 1970; e a escola de samba Xodó da Nega, a principal da Cremação e uma das mais tradicionais de Belém.

“Vamos observar a história do bairro, e também aspectos de uma mudança mais recente, como a abertura de canais para saneamento e de praças, que são resultados de conquistas sociais, além de abordar debates como gentrificação”, diz Pedro Cruz, ativista do Cedenpa e professor de educação popular.

VEJA MAIS

image Malhação de Judas traz críticas sociais e manhã de lazer no bairro da Cremação, neste sábado (19)
Tradição do bairro da Cremação se reinventa com protesto simbólico contra injustiças sociais

image Show 'Mulheres Amazônidas' celebra talentos regionais neste sábado (3), em Ananindeua
Iniciativa nasceu da necessidade de dar mais visibilidade à cultura produzida na Amazônia, tanto na música quanto em outras expressões artísticas. Entrada é franca.

Haverá intervenção artística com Dayane Tupinambá, grafiteira, MC e arte educadora indígena. Sua arte expressa a riqueza da cultura originária com influências urbanas, utilizando cores intensas e personagens antropomórficos. 

A programação do 5º Mini Fórum promovido pelo Paráciclo reúne ainda a artista visual Potira, que já participou de exposições que vão desde o interior do Pará até Lisboa, em Portugal, abordando temáticas como, raça, classe, gênero, territorialidade, imigração e meio ambiente, junto do sonho e da encantaria. Outro convidado é Brendal Farias Pedroso, artista negro, ilustrador, animador arte-educador.

Serviço

5º Mini Fórum do Circuito de Mobilidade 
Dia: sábado (3 de maio)
Horário: 16h às 21h
Local: na sede do Cedenpa
Endereço: Passagem Paulo VI, 244, bairro da Cremação, Belém.
Inscrições: gratuitas pelo site 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ