Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Veja o que abre e o que fecha durante o feriado de Tiradentes

Maioria dos pontos turísticos não funciona, mas Estação das Docas abre. Bancos fecham, mas agências do Banpará atendem normalmente

Thalles Leal

Durante a festividade nacional de Tiradentes, que ocorre nesta quarta-feira (21), e celebra o famoso mártir do republicanismo brasileiro, muitos órgãos públicos, espaços de lazer e estabelecimentos comerciais sofrerão alterações nos seus horários e esquemas de funcionamento. Confira:

Supermercados


Segundo a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), não haverá restrições quanto à abertura de supermercados durante o feriado. Cada empresa determinará seus horários individualmente.

Centro comercial


O Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém informou que, conforme estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho, lojas estabelecidas em vias públicas poderão funcionar das 9h às 18h durante o feriado.

Apenas o Banpará abrirá no feriado (Bruno Cecim / Agência Pará)

Bancos


Segundo informou o Sindicato dos Bancários do Pará, não haverá atendimento ao público durante o feriado, excetuando todas as agências do Banpará, que estarão abertas.

Estação das Docas abre das 10h às 21h (Oswaldo Forte/ Arquivo O Liberal)

Espaços de lazer e parques


Obedecendo ao decreto estadual, os principais complexos turísticos de Belém, como Porto Futuro, Parque da Residência, Parque Estadual do Utinga e o Parque Mangal das Garças, assim como todos os espaços geridos pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), estarão fechados durante esta quarta-feira. Já a Estação das Docas funcionará das 10h às 21h.

O Bosque Rodrigues Alves continuará fechado durante o feriado de Tiradentes.

Terminal Hidroviário de Belém abrirá de 6h às 20h (Agência Pará)

Terminal Hidroviário de Belém


O terminal terá funcionamento normal, das 6h às 20h. É possível checar horário de viagens através do site no terminal

Órgãos públicos estaduais


O governo do Estado informou que, excetuando os serviços considerados essenciais para a população, como os relativos à saúde e segurança, nenhum de seus órgãos funcionará nesse feriado de Tiradentes.

Nenhuma unidade da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) irá realizar atendimento de coleta de sangue nesta quarta-feira. Apenas serão mantidas as atividades de transfusão, que são ininterruptas e funcionarão em serviço de escala.

Apenas serviços essenciais como o de hospitais estarão funcionando (Cristino Martins/ O Liberal)

Repartições municipais


Nesta quarta-feira (21), apenas os serviços essenciais dos órgãos municipais da capital funcionarão em regime de plantão, disse a Prefeitura Municipal de Belém. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) informa que a sede administrativa (IT Center), e os postos do Bel Fácil (Parque Shopping) e Estação Cidadania (Pátio Belém) estarão fechados para atendimento ao público.

O atendimento ao público estará também suspenso durante o feriado na sede da Defesa Civil de Belém. No entanto, o atendimento em situações emergenciais, ou seja, sempre que o Centro Integrado de Operações (Ciop) acionar será mantido.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) irá atuar com seu efetivo diário nos postos fixos e rondas em toda a capital e distritos. Em caso de urgência, a população pode entrar em contato pelo telefone 153.

Os serviços de limpeza das feiras e mercados e a coleta de lixo serão realizados, normalmente, pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). O serviço de iluminação pública, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), funcionará em esquema de plantão e pode ser acionado pela população por meio do telefone 0800-400-0300, das 8h às 20h, apenas recebendo ligação de números fixos.

Segundo a Prefeitura de Marituba, somente os serviços municipais considerados essenciais para a população também continuarão funcionando nesta quarta-feira.

Vacinação segue normalmente nesta quarta (Claudio Pinheiro / O Liberal)

Hospitais, postos, assistência social  e vacinação


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que os hospitais de Prontos-Socorros Mário Pinotti (Umarizal) e Humberto Maradei Pereira (Guamá), assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Icoaraci, Sacramenta, Terra Firme, Marambaia e Jurunas, o Hospital Geral de Mosqueiro, Central de Leitos e demais unidades que atendem urgência e emergência, funcionarão normalmente em regime de plantão. 

Os 20 pontos para a vacinação contra covid-19 em Belém estarão atendendo, normalmente, neste feriado. Nesta quarta-feira, o calendário da Sesma prevê atendimento para a aplicação de segunda dose da Coronavac para aqueles com 61 anos, nascidos em 1960. Na quinta (22 de abril), atual fase da campanha encerra, com chamada para aqueles com 60 anos. 

Os serviços da alta complexidade da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), como os abrigos e o Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e Emergencial (Sicape), funcionam 24h.

Feiras e mercados municipais


De acordo com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), as feiras e mercados municipais vão funcionar normalmente. 

Shoppings abrem lojas e mantêm serviços e opções de lazer. Cinemas estão fechados  (Thiago Gomes)

Shoppings


Shopping Metrópole Ananindeua
- Lojas: das 11h às 21h;
- Lotéricas: das 10h às 16h;
- Praça de alimentação e lazer: das 11h às 21h;
- Cinema fechado.

Shopping Pátio Belém
- Lojas: das 11h às 21h;
- Praça de alimentação: das 11h às 21h;
- Restaurante: das 11h às 21h;
- Cinema fechado.

Parque Shopping
- Lojas: das 11h às 21h;
- Praça de alimentação: das 11h às 21h; com delivery até as 22h;
- Academia Selfit: das 8h às 14h;
- Cinema fechado.

Boulevard Shopping
- Lojas: das 11h às 21h;
- Praça de alimentação e lazer: das 11h às 21h; com delivery até as 22h;
- Cinema fechado.

Bosque Grão Pará
- Lojas: das 11h às 21h;
- Praça de alimentação: das 11h às 21h;
- Áreas de lazer: das 12h às 21h;
- Cinema fechado;
- Crossfit de acordo com a programação.

Castanheira
- Lojas: das 11h às 21h;
- Praça de alimentação: das 11h às 21h; com delivery até as 22h;
- Supermercado: das 8h às 22h;
- Academia: das 6h às 21h;
- Cinema fechado.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ