CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

UFPA sobe de posição no ranking das melhores universidades da América Latina e do Caribe

O ranking foi divulgado na última semana, pela QS Latin America and Caribbean University Rankings

Vitória Reimão

A edição 2024 do QS Latin America and Caribbean University Rankings mostrou que a Universidade Federal do Pará (UFPA) subiu no ranking de melhor universidade entre as instituições da América Latina e do Caribe.  Na edição anterior, a UFPA havia alcançado a 125ª posição. Agora, subiu para a 121ª posição. Uma novidade deste ano foi a publicação de subclassificações no âmbito da América do Sul, onde a UFPA ocupou a 99ª posição; e no âmbito do Cone Sul, no qual a instituição performou na 73ª colocação.

Neste ano, a avaliação do QS University Rankings incluiu cerca de 1.500 instituições de 104 localidades de todo o mundo, sendo 192 universidades da América Latina e do Caribe. Entre as categorias, o ranking considera nove indicadores para análise: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, proporção de professores por estudantes, citações por docente, proporção de docentes internacionais e proporção de estudantes estrangeiros.

Também foram colocados novas medidas de avaliação nesta edição: redes de pesquisa internacionais, resultados de empregabilidade e sustentabilidade. Os indicadores em que a UFPA melhor performou foram a proporção de professores por estudantes, as redes de pesquisa internacionais e a reputação acadêmica.

VEJA MAIS:

image UFPA celebra crescimento mesmo em meio às adversidades
"Ainda não voltamos ao patamar de financiamento antes da crise, mas temos colhido resultados muito bons", diz reitor da UFPA

image Programa da UFPA promove desenvolvimento profissional da população LGBTQI+
Iniciativa tem parceria do Senac que oferta cursos gratuitos em áreas de arte, artesanato, comércio, saúde e moda

image UFPA explica seleção em sistema de cota racial
Aprovados reclamam de indeferimento no PS 2023. Universidade diz que a Banca de Heteroidentificação avalia a cor da pele, textura do cabelo, formato do rosto, lábios e nariz.

A instituição também subiu de posição na avaliação do Times Higher Education Latin America University Rankings 2023, divulgada em julho de 2023. A UFPA alcançou quatro posições acima da edição anterior. Entre as brasileiras, a UFPA está na 33° posição. A Universidade de São Paulo (USP) assumiu a liderança do ranking da América Latina e do Caribe. Também se destacaram nas melhores posições a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

“Apesar das diferenças de métricas adotadas pelos rankings internacionais, temos acompanhado o avanço da Universidade Federal do Pará em diversas avaliações, o que é um sinal de reconhecimento da importância e do porte da nossa instituição para além da já conhecida fama de ‘maior do Norte’. Em um momento em que a Amazônia se torna um assunto global, é muito significativo que uma universidade na e da Amazônia alcance esses novos patamares”, diz o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador de Cidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ