UFPA e USP celebram convênio de cooperação para desenvolvimento de pesquisas na Amazônia

O convênio visa desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria na Amazônia, com atribuições compartilhadas na liderança intelectual e gestão de recursos

Bruna Lima
fonte

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram um Convênio de Cooperação entre as instituições com vistas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria na Amazônia, com atribuições compartilhadas na liderança intelectual e gestão de recursos, e foco nos grandes desafios da região. A assinatura ocorreu no dia 19 de abril de 2024, no Auditório do Polo Mercedários da UFPA, e inaugura um ciclo de cooperações entre as universidades. 

Os dirigentes da USP destacaram a importância de as universidades trabalharem em cooperação na solução de problemas nacionais e globais. A USP busca associar-se a universidades da Amazônia para contribuir com o desenvolvimento de soluções que interessam a todo o país. “Não é intenção da USP disputar recursos com a Amazônia, mas sim trabalhar conjuntamente para responder aos grandes desafios. Algo que, individualmente, talvez seja mais difícil para cada instituição. Inclusive, um dos objetivos do Centro de Estudos da Amazônia Sustentável (Ceas) deve ser o fortalecimento das instituições de pesquisa da Amazônia”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

“Das instituições parceiras do Ceas/USP, a UFPA é a primeira com a qual firmamos um termo de cooperação”, destacou o coordenador do Centro de Estudos para a Amazônia Sustentável (Ceas/USP), Paulo Artaxo. Segundo o professor, está prevista a realização de um workshop para marcar o lançamento das instalações do Centro. Apesar de o evento ainda não ter data confirmada, a UFPA já está convidada. “Queremos que a sede do Ceas/USP seja a casa de todas(os) as(os) pesquisadoras(es) da Amazônia em São Paulo”, acrescentou.

VEJA MAIS

image Gilmar Pereira: desenvolvimento sustentável deve envolver conhecimento acadêmico e saberes regionais
Em entrevista exclusiva, o reitor eleito na Consulta Prévia da UFPA, prestes a se tornar o primeiro reitor da Universidade, defende um orçamento perene para as universidades e diz que investirá na excelência acadêmica, inclusão social e autonomia da instituição

image Floresta Amazônica: pesquisa na UFPA desenvolve técnica para acelerar crescimento de árvores
Perspectiva é de que esse estudo seja concluído em 8 meses como projeto da empresa Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte no Pará

image Pesquisa da UFPA busca identificar principais características dos raios da região Amazônica
Observação apontou que esses raios de “múltiplas conexões” conseguem, em menos de um segundo, tocar o chão em diversos pontos diferentes e são frequentes na Região Metropolitana de Belém

Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA, destacou o protagonismo da USP na ciência nacional, a liderança da UFPA na produção de ciência sobre a Amazônia e a confiança de que as duas instituições podem construir parcerias muito positivas para a região e para o país. “Respeitando as potencialidades de cada uma, UFPA e USP podem desenvolver projetos capazes de dar suporte a um novo ciclo de desenvolvimento na região”, disse.

Cisam

Ainda na solenidade, o coordenador geral do Cisam, professor Leandro Juen, apresentou os objetivos gerais do Centro. De acordo com Juen, as redes de pesquisa constituídas no âmbito do Centro objetivam a elaboração de diagnósticos científicos periódicos para responder às demandas da sociedade, assim como servir de base para formulação de políticas públicas. “A liderança da UFPA na implantação do Cisam decorre da sua capacidade de alcançar não apenas todo o Estado do Pará, mas também a Pan-Amazônia”, afirmou.

As oito áreas temáticas do Cisam são: Biodiversidade e Conservação; Monitoramento de Água, Floresta, Solo e Clima; Monitoramento do Oceano e da Foz do Amazonas; Contaminação Ambiental e Saúde do Amazônida; Povos e Populações da Amazônia; Cidades Vilas e Territórios Amazônicos; Dinâmicas Socioeconômicas Territoriais e Fundiárias na Amazônia; Inovação, Sociobioeconomia e Desenvolvimento Sustentável.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ