Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Uepa confirma nova data da eleição para a Reitoria: votação ocorrerá na quinta (13), de modo online

Pleito havia sido suspenso pela Justiça na véspera da primeira data marcada, dia 5 de maio

Victor Furtado

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) confirmou na manhã desta terça-feira (11) que as eleições para a Reitoria da instituição, que deveriam ter acontecido dia 5 de maio passado, mas foram suspensas por decisão da Justiça, já têm nova data marcada e deverão ocorrer na próxima quinta-feira (13 de maio). 

"A eleição para os nomes que integrarão a lista tríplice para os cargos de Reitor e Vice-Reitor e os Diretores e Vice-Diretores dos Centros (CCBS, CCSE e CCNT), para o quadriênio 2021-2025, da Uepa já tem nova data: 13 de maio", disse a instituição em suas redes sociais. Veja:

 

 

LEIA MAIS:
- Candidatos à Reitoria da Uepa falam sobre suas propostas para a instituição
- Uepa confirma que eleição para reitoria e direção de centros estão suspensas por tempo indeterminado
- Justiça suspende eleição na Uepa que indicaria reitor, vice-reitor e diretores de centros

A Uepa  também ressaltou mais uma vez na sua nota pública que a votação, pela primeira vez, será realizada de forma online, por meio do sistema VOTAnet, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). "As credenciais para a votação serão enviadas pelo e-mail dos eleitores aptos, que realizaram a ativação do seu endereço eletrônico institucional", disse a administração da universidade.

As eleições na Uepa foram suspensas após  a 2ª Vara da Fazenda da Comarca da Capital ter expedido, na véspera do pleito, ds terça-feira (4), uma decisão favorável a um mandado de segurança cível que pedia a suspensão da realização de eleições. A decisão atendeu a um pedido impetrado, por uma das três chapas que disputam as eleições, "visando assegurar direito líquido à regular fiscalização dos procedimentos para as eleições em andamento". Segundo alegava o pedido, a Comissão Eleitoral do pleito na universidade estaria "descumprindo disposto no artigo quarto da resolução 3627/2021 do Conselho Universitário da Uepa", ao "deixar de divulgar a listagem geral dos eleitores aptos a votar" nas eleições.

Pela primeira vez a consulta eleitoral é feita de forma remota na Uepa (divulgação /Agência Belém)

Comissão Eleitoral diz que pouco mudou 


Nesta terça-feira a redação integrada de O Liberal repercutiu o anúncio da nova data das eleições com a presidente da Comissão Eleitoral da Uepa, a professora e doutora Regina Carneiro. Veja:

O cronograma será alterado de alguma foram nas etapas seguintes?
A unica coisa que muda é que os eleitores receberão nesta quarta (12), um novo email do TRE com as credenciais para votar no dia 13.

O que eleitores e chapas devem saber para esta nova data de pleito? As chapas foram consultadas novamente, para saber se restam dúvidas ou argumentos para outro mandado?
As chapas foram comunicadas da nova data em reunião na manhã desta terça (11), ocasião em que dúvidas foram tiradas. Para os eleitores, a orientação é ficar atento ao email institucional (@uepa) por onde receberão do TRE, login e senha para votar. Essas credenciais chegarão pelo remetente noreplay@tre-pa.jus.br.

Alguma coisa muda, na prática, nas eleições, com a nova data?
Não. Com exceção da data da votação, o cronograma não será mudado. Após às 20h do dia 13, terá início a apuração, e no mesmo dia deverá ser divulgado o resultado final. O prazo para recursos é de 24h, e após isso a Comissão Eleitoral encaminhará o resultado ao Conselho Universitário da Uepa (Consun), para homologação. Depois disso, o Consun envia ao governador.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ