Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Testagens indicam menor circulação do coronavírus no Pará

MS pretende implementar estratégia nacional de testes da doença

Eduardo Rocha

Desde o começo da pandemia da covid-19 até julho de 2021, como informa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Laboratório Central (Lacen-PA) já realizou um total de  200.411 teste RT-PCR, o que representa uma taxa de positividade de 18,81%, e indica redução na circulação do vírus.

Esse dado referente ao Pará se insere no contexto do anúncio, sábado (31) último, feito pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, de que a pasta pretende implementar, a partir da primeira quinzena de agosto, uma estratégia nacional de testagem de covid-19 com busca ativa no País. Em entrevista à CNN Brasil, Cruz afirmou que a expectativa é testar até 10 milhões de pessoas por mês.

Sobre o processo de testes efetuados no Pará, a Sespa informa que  "os dados laboratoriais nos fornecem as informações sobre as taxas de transmissibilidade da doença, quanto maior a taxa de positividade para a doença maior será a taxa de transmissão". "Além disso, pode-se verificar os vírus circulantes e as suas variantes virais, bem como contribui para a tomada de decisão como criação de barreiras sanitárias, abertura de leitos, abertura policlínicas itinerantes e também contribuem para a tomada de decisão com relação ao bandeiramento em todas as regiões do estado", acrescenta.

De acordo com a Secretaria, "atualmente os dados apontam uma redução na taxa de transmissão da doença no Estado do Pará". A Secretaria de Saúde também repassa que, no cenário atual, a testagem ajuda a compreender o cenário epidemiológico, fornece a detecção de novas cepas variantes e de outros vírus respiratórios circulantes, bem como contribui para a tomada de decisão como criação de barreiras sanitárias, abertura de leitos, abertura policlínicas itinerantes em todas as regiões do estado.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ