CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sindicato defende que ano letivo seja encerrado no Pará

Sintepp diz que volta às aulas neste semestre não oferece segurança aos profissionais de ensino

Dilson Pimentel
fonte

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em  Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) realizaram nesta quarta-feira (14) um ato público em frente ao prédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na avenida Augusto Montenegro, em Belém. Mauro Borges, da coordenação do Sintepp, comentou a manifestação. “O objetivo é mostrar para o governo que a nossa categoria não vai abrir mão de garantir a proteção da vida dos nossos alunos e a proteção da vida dos trabalhadores de educação”, disse. Veja:

Também nesta manhã, representantes do Sintepp estiveram reunidos com a titular da Seduc, Elieth Braga. Na pauta, o retorno, ou não, das aulas presenciais e a discussão sobre o calendário 2021 e 2022. “Entendemos que o ano de 2020 é um ano que já foi perdido. Não tem como mais recuperar. Vamos fazer um debate com o governo do Estado sobre um possível adiamento do Enem (Ensino Nacional de Ensino Médio), porque tanto o Pará como outros estados da federação não retornaram ainda 100%. E o Enem precisa ser adiado, suspenso, e nós esperamos que o governo tenha sensibilidade de preservar as vidas, não só as nossas, mas a dos alunos, para que possamos retornar, mais na frente, com segurança”, afirmou Mauro.

As provas do Enem estão marcadas para janeiro e fevereiro de 2021.

Mauro Borges afirmou que o Sintepp defende que ano letivo seja encerrado e que o calendário possa garantir a segurança dos trabalhadores e dos alunos e de seus familiares. “Porque, quando você se contamina na escola, fatalmente você vai estar contaminando os seus familiares em casa”, afirmou.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disse que na reunião realizada na manhã desta quarta-feira foram debatidos os protocolos sanitários e o calendário escolar para retomada das aulas na rede estadual de ensino.

"A Seduc ressalta que o retorno às aulas presenciais será feito de forma gradual, em data a ser divulgada, com acréscimo de 25% no número de alunos a cada 15 dias, obedecendo as normas de higiene recomendadas pelos órgãos de saúde. Os alunos da 3ª série do ensino médio serão os primeiros a retornarem às atividades, assegurando o aprendizado e a competitividade necessários no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no início de 2021", disse a nota.

Segundo a Seduc, todas as escolas da rede estadual de ensino já receberam o suprimento de fundos para higienização e prevenção à covid-19 "para que o retorno presencial obedeça todos os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ