Santarém: Nível do Rio Tapajós está 23 centímetros abaixo da grande cheia de 2009
A previsão é que as chuvas continuem intensas na região

A cheia do Rio Tapajós em Santarém, no oeste do Pará, está 23 centímetros acima da registrada no ano de 2009, nesse mesmo período do ano. Nesta terça-feira, 1º de março, a régua da Agência Nacional das Águas (ANA), instalada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), marcou 6,17 metros. O registro histórico da régua mostra que nessa mesma data no ano de 2009 o nível do rio estava em 6,40 m.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) de Santarém, este é o maior volume registrado desde as últimas cheias na cidade, que aconteceram no ano de 2014 e 2009. No ano de 2009, quando foi registrada a maior cheia em Santarém, o nível do rio nesta data marcava 6, 40 m, abaixo 23 cm que este ano. A cota de alerta no município é de 7,10m.
A previsão é que as fortes chuvas continuem intensas na região. O CPTEC − Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos prevê um volume de chuvas muito acima do normal na região oeste do Pará.
Segundo a especialista em climatologia, Carol Castro, março promete muita chuva.“A previsão para o mês de março é que a chuva ainda fique acima de média. Pela Climatologia da região o mês de março é o mês mais chuvoso. Então, é importante a atenção pela cidade pois ainda estamos sob influência da Zona de Convivência Intertropical que é o principal mecanismo de chuva nesse período de janeiro até maio”, afirmou a meteorologista.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA