CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto Barco da Saúde leva atendimento médico e odontológico para ribeirinhos e indígenas no Pará

O projeto social é promovido de 2 a 11 de julho nos municípios de Aveiro e Belterra

O Liberal
fonte

O projeto social Barco da Saúde estará nos municípios de Aveiro e Belterra, no Baixo Amazonas, entre os dias 2 a 11 de julho. A expedição, idealizada por alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, de São Paulo, tem como objetivo levar atendimento médico e odontológico para as populações de comunidades ribeirinhas e indígenas, que têm pouco acesso à saúde.

A ação contará com uma equipe de 45 pessoas entre médicos, dentistas e alunos das duas áreas, mais os profissionais de suporte. Serão realizados atendimentos nas áreas de ginecologia e obstetrícia, clínica geral, oftalmologia, pediatria, dermatologia e odontologia. A expectativa é que sejam feitos entre 1.500 a 2.000 atendimentos a crianças, adolescentes, adultos e idosos que vivem às margens dos rios da região, durante os 10 dias da expedição.

“A demanda da odontologia é bem grande e serão 8 profissionais e 7 alunos da Instituição que prestarão atendimento odontológico a adultos e crianças, além de levarem o projeto “Aprender Brincando sobre Saúde”, por meio de um livro que ensina a produzir atividades lúdicas de saúde bucal com material reciclável”, explica a professora Luciana Okajima, coordenadora da Odontologia.

“Já para os atendimentos médicos, serão 10 profissionais das áreas de Clínica Médica, Pediatria, Oftalmologia, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia, mais um técnico em Ultrassonografia, um técnico de Ótica e 16 alunos”, esclarece o professor Marcos Teixeira, coordenador de Medicina. 

O projeto nasceu em 2017, em Campinas, e chega à sua 5ª edição em 2024, com o apoio da Ong Renovatio, que fornece óculos; Instituto Penido Burnier; EMS, com os medicamentos; a Azul Cargo Express e Faculdade São Leopoldo Mandic. Em quatro expedições anteriores, já foram realizados mais de 7 mil atendimentos.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ