Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Professora da Uepa lança livro sobre saúde, qualidade de vida e Amazônia

O livro chama atenção para o fato de que a saúde não consiste em apenas uma alimentação saudável, mas um propósito subjetivo que se adeque a cada ser e sua vivência.

Andria Almeida

O lançamento do volume impresso Amazônia - Meio Ambiente, Qualidade de vida, Saúde e Temas Afins foi na tarde desta quarta-feira (13), durante seminário no Auditório Central do Campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém. O livro é o segundo volume da coleção intitulada 'Série Vidas'.

A programação de lançamento incluiu palestras e apresentações de autores dos capítulos da Coleção 'Série Vidas' e do Volume 2. O livro chama atenção para o fato de que a saúde não consiste em apenas uma alimentação saudável, mas um propósito subjetivo que se adeque a cada ser e sua vivência.

De acordo com a autora da obra, Rosineide da Silva Bentes, o propósito dessa coleção é repensar os aspectos da vida amazônica, que foram desvalorizados pela ciência moderna. "Com a ciência moderna em crise e por questões ambientais, a sociedade parou de enxergar como qualidade a industrialização. Trazemos discussões e relatos de experiências de questões ambientais, experiências de artistas plásticos e chef de alimentação, visando a valorização da vivência na amazônia", observa a autora do livro.

A professora enfatiza a necessidade da natureza no processo de bem-estar. "A natureza relacionada com a questão da saúde é importante não apenas pelo poder das ervas medicinais, mas também pela relação lúdica que auxilia no processo de cura. Existe uma maior compreensão da importância da natureza para você manter uma boa saúde, pois ela se acalma e te equilibra",disse.

O primeiro livro da Série trouxe o título "A Tradicional Medicina Popular Amazônica e Temas Afins", com conhecimentos sobre saúde provenientes de benzedeiras, pajés, "consertadeiras", parteiras, ribeirinhos e povos tradicionais da Amazônia, lançado pela professora da Uepa (Uepa), Rosineide da Silva,  junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Socioambiental na Amazônia (Gepamazon).

O ponto central de todo o debate presente no Volume 2 é o reconhecimento de que a saúde e o bem-estar humano estão intimamente ligados ao estado do meio ambiente. Um meio físico natural de boa qualidade atende necessidades básicas, em termos de ar limpo, água potável, terra fértil para a produção, além de energia e matéria prima para a produção.

Sobre a coleção Série Vidas

A coleção Série Vidas é composta de cinco volumes, cada um tornando visível e dando voz a um tipo ou grupo social amazônida, ou tratando de uma problemática, numa perspectiva profissional solidária e colaborativa, transdisciplinar e dialógica com os conhecimentos populares.

Como formas de organização de cada volume e apresentação dos trabalhos são: Parte I: Olhares Acadêmicos; Artigos de pesquisa científica ou de reflexão; Parte II: Olhares Populares; entrevistas e Parte III: Olhares Populares; relatos de vida ou de experiências, ou textos informais escritos por populares.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ