Procissão em homenagem a São José reúne mais de mil fiéis no Acará neste domingo (19)

O santo é padroeiro do município, que foi declarado patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará

Dilson Pimentel
fonte

A procissão em homenagem a São José, padroeiro do município de Acará, no nordeste do Pará, reuniu mais de mil fiéis, na manhã deste domingo (19). Neste ano, a festividade teve, como tema “Em missão com São José” e, como lema “O Espírito Santo descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas”.

VEJA MAIS

image Cotijuba, em Belém, e festividade de São José, no Acará, são declaradas patrimônio cultural do Pará
Os projetos de lei, de autoria da Alepa, foram sancionados pelo governador Helder Barbalho; Marcha Contra as Drogas também é patrimônio cultural de natureza imaterial

image Círio Fluvial de São José reúne 700 devotos em Acará
A festividade começou no dia 19 de fevereiro e segue durante 30 dias com procissões e outras atividades religiosas

Pela manhã, na igreja matriz de São José, o bispo Dom José Maria Chaves dos Reis, da Diocese de Abaetetuba, presidiu a missa solene. E, em seguida, houve a “Procissão dos Lírios” pelas ruas da cidade com um percurso de mais de três quilômetros pelas ruas, reunindo fiéis de diversas localidades do município.

Para as 16h30 deste domingo está prevista a derrubada do mastro do santo, na praça São José. E, às 19 horas, missa de encerramento da festividade, na igreja Matriz.

Patrimônio cultural imaterial

Há poucos dias, a festividade de São José foi declarada patrimônio cultural de natureza imaterial. A lei foi sancionada pelo governador Helder Barbalho. Acará é uma cidade tradicional, que faz parte da mesorregião do nordeste paraense e da microrregião de Tomé-Açu, fazendo limite com os municípios de Belém, Tomé-Açu, Tailândia e Bujaru, às margens do rio Acará que, na língua tupi, significa "aquele que morde". Também chamada de São José de Acará, tem no santo o seu padroeiro, festejado em 19 de março.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ