Primeiro lugar geral da UFPA é do Tocantins e não vai ocupar a vaga

Aprovado em Medicina em mais três universidades, Daniel Souza Gonçalves de Araújo, de 16 anos, deve optar pela USP

João Thiago Dias
fonte

"Eu esperava passar na Universidade Federal do Pará (UFPA), mas nunca em primeiro lugar. Fiquei feliz com a vaga, mas triste porque terei que abandonar". Esse foi o relato do adolescente Daniel Souza Gonçalves de Araújo, de 16 anos, de Palmas, no Tocantins, que foi aprovado no primeiro lugar geral do curso de Medicina da UFPA, no processo seletivo 2020, divulgado nesta quinta-feira (30). Como ele também foi aprovado em Medicina em mais três universidades brasileiras, optou por liberar a vaga em Belém. 

As outras aprovações foram na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP), sendo que esta última deve ser a escolhida para o início da graduação. "Quase certeza que vou escolher a USP. E ainda estou aguardando o resultado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também prestei vestibular para Medicina", contou. "Mas tem outras pessoas boas que vão poder concorrer a minha vaga na UFPA". 

Com 821.88 de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 940 pontos na redação, Daniel criou excelente expectativas para o vestibular. Com uma lista de aprovações, já aproveitou para comemorar com a família, mas disse que não vai raspar a cabeça. "Em Tocantins também tem gente que raspa quando passa, mas eu não quero não. Já saí com a família para comemorar, mas nada muito elaborado. Só nesta sexta que vou participar da festa de trote da escola", disse. 

Ele estudou como bolsista nos três anos do ensino médio e escolheu Medicina por admiração. "Acabei de concluir o ensino médio em 2019. Estudei em duas escolas no médio, mas sempre como bolsista. No fundamental eu estudei em escola particular e pública. Desde pequeno eu admiro a Medicina, mas fui consolidando essa ideia nesses três últimos anos", relatou.

Ele diz que a dica é ter foco e revisar o conteúdo. "Principalmente para os cursos concorridos, o importante é ter constância, porque tem que estudar por muito tempo, e não apenas oito horas em um dia e nada no outro dia. E fazer muito exercício do vestibular escolhido. Estudar com apostilas. Assim, a gente pega experiência para a prova".

Além do sucesso no vestibular, Daniel também tem um histórico vitorioso em competições. "Já ganhei ouro na OBMEP (Olímpiada de matemática) e fiquei em segundo lugar nos jogos escolares de xadrez. Em Química, já ganhei na Norte. E Nordeste (ONNeQ) ganhei menção honrosa. Física já ganhei menção honrosa na OBF. Já ganhei prata na olimpíada de ciências (ONC) e dois ouros e dois bronzes na OBMEP".

 
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ