Praça dos três patetas, em Santarém, remonta ao regime militar

A praça mudou de nome recentemente para homenagear o prefeito Elias Pinto que foi afastado na época do regime militar

Ândria Almeida
fonte

Você sabia que a praça Elias Pinto, popularmente conhecida como Praça dos Três Patetas, no município de Santarém, oeste do Pará, foi construída em homenagem ao regime militar?

O historiador Sidney Canto explica que ela teria sido construída no ano de 1969, após o afastamento do então prefeito de Santarém, Elias Pinto. Na época, assumiu no lugar dele o vereador Edinaldo Barbosa. No entanto, ele teve um triste e surpreendente fim, já que foi assassinado.

“Com a morte do prefeito Edinaldo foi nomeado um interventor para a cidade de Santarém. Esse interventor foi nomeado na pessoa do capitão Emanuel Moura. O capitão então começou a fazer muitas obras pela cidade. Revitalizou a praça Rodrigues dos Santos, construiu escolas, e uma das coisas que ele fez foi a Praça Elias Pinto, em homenagem à revolução militar”, relatou.

VEJA MAIS

image Ufopa vai produzir fitoterápicos para tratar a saúde mental
Farmácia da Ufopa aguarda apenas a liberação da Anvisa para iniciar a produção

image 'O cara da caixa': conheça o dançarino de Santarém que conquistou o TikTok
Andrews é dançarino e coreógrafo e carrega pelas ruas uma grande caixa de som para os seus números

image Sairé 2022: Tudo pronto para a disputa entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi
O festival une o profano e o religioso em um festejo de cinco dias que leva a população local e turistas até a vila de Alter do Chão

O historiador conta que o primeiro nome dado à praça foi de “Trinta e Um de Março”. “O capitão convidou dois artistas locais, Laurimar Leal e Renato Sussuarana, para fazerem três estátuas que homenageariam não só os três poderes como algumas pessoas pensam. Elas homenageavam as três forças militares - Exército, Marinha e Aeronáutica”, detalhou. Estas estátuas foram colocadas no centro da praça Trinta Um de Março.

Entretanto, o historiador revela que a reação dos santarenos ao verem as estátuas foi de zombarias. O lugar ficou conhecido como Praça dos Três Patetas.

A praça fica localizada na avenida Mendonça Furtado, entre a av. Rui Barbosa e travessa Professor José Agostinho. Ela mudou de nome recentemente para homenagear o prefeito Elias Pinto, que foi afastado na época do regime militar. “O que houve com as estátuas até hoje é uma incógnita, dizem que um coronel do exército, sediado em Santarém, quando chegou aqui mandou retirar as estátuas porque não gostou da zombaria que o povo fazia aqueles três representantes do Exército Brasileiro, então mandou retirar e até hoje não sabe que fim foi dado as estátuas”, finalizou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ