CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Por conta das chuvas intensas, Governo reconhece situação de emergência em três cidades do Pará

Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União

O Liberal

Por conta das chuvas intensas, três municípios do Pará – Juruti, Prainha e Tucumã – tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nesta sexta-feira (25). Além do Pará, outras 24 cidades dos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também tiveram a situação reconhecida, após sofrerem com desastres naturais. Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União.

VEJA MAIS

image Fortes chuvas causam inundações em Castanhal; moradores protestam
Fortes chuvas vêm provocando alagamentos em regiões do município

image Chuvas causam estragos em várias regiões do Pará; vídeo
Alagamentos e deslizamentos foram registrados em Santarém, Parauapebas e Castanhal. Defesa Civil e meteorologia mantêm alerta laranja em parte do Estado

image Belém entra em alerta laranja com chuvas fortes e riscos de alagamentos
A capital entrou em alerta meteorológico grau laranja às 10h desta terça-feira (22). A cor indica que as chuvas previstas para a região são perigosas e podem causar inundações e alagamentos

Dos 27 municípios, dez ficam em Santa Catarina e passam por um período de estiagem. São eles: Alto Bela Vista, Bom Jesus, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Galvão, Major Vieira, Novo Horizonte, Paial, Santa Helena e Vargem.

As cidades de Estrela, no Rio Grande do Sul, e Campina da Lagoa, no Paraná, também obtiveram o reconhecimento federal devido à falta de chuvas.

Chuvas intensas

Outros nove municípios brasileiros tiveram a situação de emergência reconhecida devido a chuvas intensas: Bom Jesus da Lapa e Maetinga, na Bahia; Poção de Pedras, no Maranhão; Taparuba, em Minas Gerais; Juruti, Prainha e Tucumã, no Pará; Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro; e Osvaldo Cruz, em São Paulo.

Afetadas por inundações, Miracema, no Rio de Janeiro, e Nova Venécia, no Espírito Santo, também obtiveram o reconhecimento federal nesta sexta-feira.

Ainda no Espírito Santo, as cidades de Apiacá e Jerônimo Monteiro entraram em situação de emergência em razão de alagamentos e enxurradas, respectivamente. A cidade de Bannach, no Pará, também foi atingida por enxurradas.

Por fim, o município de Parintins, no Amazonas, completa a lista devido à erosão de margem fluvial.

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ