Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pessoas atacadas por morcegos no Marajó testam negativo para raiva humana

Morcegos capturados em comunidade rural de Bagre também testaram negativo para o vírus

Lucas Costa

As 12 pessoas atacadas por morcegos-vampiros na Ilha do Marajó testaram negativo para raiva humana. Os incidentes ocorreram na Comunidade Rio Piquiarana, Zona Rural do município de Bagre, na Ilha do Marajó. Nesta quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Saúde e a Equipe de Investigação Epidemiológica do município, divulgaram a informação dos testes negativos, e também confirmaram que nenhum dos animais capturados era portador do vírus.

Em nota, a Prefeitura de Bagre informou que todas as medidas de segurança foram tomadas assim que as denúncias de ataques chegaram até a Secretaria de Saúde. As 12 vítimas receberam assistência médica no Hospital Municipal de Bagre.

Entenda o que é a raiva e veja as formas de prevenção
Cuidados na capital se intensificam após morcego ser encontrado morto no último dia 30 de maio

Mesmo com os animais capturados tendo testado negativo para o vírus da raiva, técnicos da Investigação Epidemiológica foram até o local para capturar os morcegos, que receberam a aplicação de uma pomada no dorso. A substância é tóxica e funciona da seguinte forma: quando os morcegos retornam para a colônia, são lambidos pelos demais, que são mortos pelo veneno presente na pomada.

A ação foi realizada no dia 28 de junho, de acordo com a Prefeitura. Não há informações sobre os dias dos ataques, ou se aconteceram todos ao mesmo tempo. Os 12 ribeirinhos vítimas dos morcegos passaram pelo período de janela imunológica antes de realizar o teste do vírus, que tiveram resultado negativo.

A Prefeitura de Bagre também reforça que todas as ações de prevenção contra a raiva seguem em andamento, e são realizadas pela Equipe de Zoonose da Prefeitura.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ