Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Parauapebas: 'maior churrasco do Brasil' marca o aniversário de 34 anos da cidade

A proposta foi fazer um churrasco de chão estilo gaúcho que entrasse para a história com 20 mil quilos de carne

O Liberal

Parauapebas encerrou a programação dos 34 anos do município, nesta terça-feira, 10, no Parque de Exposições Lázaro de Deus, local onde também foram realizadas várias apresentações culturais e o churrasco histórico à moda Costela no Chão, realizado pelo Sindicato de Produtores Rurais (Siproduz), em parceria com a prefeitura. 

As atividades atraíram cerca de 60 mil pessoas ao longo do dia. Foi um momento de encontros de moradores pioneiros com visitantes das regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país, que aproveitaram a oportunidade para celebrar o aniversário após dois anos de pandemia. 

“Essas comemorações foram possíveis graças ao investimento na área da saúde e o avanço na vacinação dos moradores. E hoje estamos aqui nesse encontro de gerações e pessoas de todos os lugares do Brasil, uma diversidade cultural que é a característica mais marcante de Parauapebas”, declarou o prefeito Darci Lermen.

O Siproduz reuniu mais de 200 especialistas de sete Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Foram assados 1.200 costelões, mais de 20 mil quilos de carne, que foram distribuídos à população presente. A movimentação no Parque de Exposições iniciou por volta das 3h da manhã, quando a carne começou a ser assada. 

Os portões da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) foram abertos às 10h da manhã e o churrasco começou a ser servido a partir do meio-dia com a ajuda de mais de 500 voluntários. Foi um dia de festa em que a população pôde conhecer um pouco mais sobre a gastronomia do Rio Grande do Sul. 

“Eu aproveitei o feriado e vim cedo para conferir esse churrasco que todo mundo tava falando. Eu gostei demais, tinha carne pra todo mundo”, disse o pedreiro Sinaldo Carneiro, que estava acompanhado de sua família. 

A estrutura foi montada com 500 pessoas, sendo 150 churrasqueiros. (Prefeitura de Parauapebas)

VEJA MAIS

Parauapebas completa 34 anos nesta terça com programação especial Agenda terá cursos para produtores rurais, serviços de cidadania e saúde, e shows dos Anjos de Resgate e Maiara e Maraisa

Espetáculo de bonecos é apresentado em três cidades paraenses Público de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás recebe, até 13 de maio, apresentações de "Ô, Abre a Roda", que exalta o folclore paraense

A criançada aproveitou o dia com atividades recreativas, com a tirolesa e bungee jumping. O clima era de confraternização e alegria, teve até grupo de amigas que cantaram juntas o hino da cidade. “És escolhida e abençoada por Deus, pra acolher o povo teu”, celebrou Helena Ribeiro. 

A programação do dia também contou com a participação de paraquedistas, da banda gaúcha Os Serranos e artistas locais. À noite, Léo Magalhães encerrou as comemorações dos 34 anos do município, embalando a multidão com os seus sucessos.

As atividades alusivas ao aniversário começaram no dia 6 de maio, com a entrega de uma escola de Educação Infantil, oferta de cursos de capacitação para produtores rurais, além de serviços de emissão de documentos, atendimentos na área de saúde e assistência social. As ações seguem até o fim do mês, entre elas, estão previstas a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde e do Parque Ambiental dos Ipês.

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ