CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pará vai concluir implementação das escolas cívico-militares em unidades do estado

Segundo o MEC, 216 escolas aderiram ao modelo nas cinco regiões do país.

O Liberal
fonte

O Pará vai concluir o processo de implementação das escolas cívico-militares em seis unidades estaduais. Em nota enviada à Redação Integrada de O Liberal, nesta quarta-feira (12), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Seduc), informa que no Pará não há nenhuma escola em funcionamento relacionada ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) do Governo Federal. Todas as 10 escolas cívico-militares existentes no Estado foram implementadas pela gestão estadual em parceria com a Polícia Militar e vão continuar em funcionamento.

Em 2021, a Seduc informou que quatro instituições seguiam esse modelo sob gestão estadual: Waldemar Henrique (Bengui/Belém), Francisco Paulo do Nascimento Mendes (Icuí/Ananindeua), José de Alencar (Santarém); e Castelo Branco (Paragominas). Na ocasião, a Seduc também informou que outras duas unidades estavam em processo de implantação nos municípios de Belém (Justo Chermont) e Ananindeua (Dom Alberto Gaudêncio Ramos). Nesta quarta-feira (12), a reportagem solicitou à Seduc a atualização do status dessas unidades, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

VEJA MAIS

image Aliados de Bolsonaro criticam decisão de encerrar Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
Oposição classificou como 'retrocesso' decisão do Ministério da Educação de encerrar programa

image Governo Federal decide encerrar programa de escolas cívico-militares
Programa era uma das prioridades do governo na gestão Bolsonaro

image Lula diz que se for necessário usará Forças Armadas para combater desmatamento
Lula também afirmou que as pessoas que queiram explorar a floresta deverão fazê-lo de forma legal, caso contrário, haverá punição para quem agir de maneira ilegal.

Por meio do programa, executado em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa, militares atuam na gestão escolar e na gestão educacional. O programa conta com a participação de militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares.

Esta semana, o governo federal enviou um ofício aos secretários de Educação informando que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas. A pasta também solicita aos coordenadores regionais do Programa e Pontos Focais das Secretarias que assegurem "uma transição cuidadosa das atividades que não comprometa o cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo Programa", acrescenta o texto.

Com o encerramento do programa, de acordo com o MEC, cada sistema de ensino deverá definir estratégias específicas para reintegrar as unidades educacionais às redes regulares. A pasta diz ainda, no ofício, que está em tramitação uma regulamentação específica que vai nortear a efetivação das medidas.

Segundo o MEC, 216 escolas aderiram ao modelo nas cinco regiões do país.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ